Opinião: Obsidio | Amie Kaufman e Jay Kristoff

Autores: Amie Kaufman e Jay Kristoff
Ano de Publicação Original:
2018
Série: The Illuminae Files #3
Editora: Oneworld Publications
Páginas: 615
ISBN: 9781780749839
Origem: Comprado

Sinopse: Kady, Ezra, Hanna and Nik narrowly escaped with their lives from the attacks on Heimdall station and now find themselves crammed with 2,000 refugees on the container ship, Mao. With the jump station destroyed and their resources scarce, the only option is to return to Kerenza–but who knows what they’ll find seven months after the invasion? Meanwhile, Kady’s cousin, Asha, survived the initial BeiTech assault and has joined Kerenza’s ragtag underground resistance. When Rhys – an old flame from Asha’s past – reappears on Kerenza, the two find themselves on opposite sides of the conflict. With time running out, a final battle will be waged on land and in space, heroes will fall and hearts will be broken.

Opinião: Depois de ter gostado imenso dos dois primeiros volumes da trilogia “Illuminae files”, Illuminae e Gemina, não consegui esperar muito para pegar no terceiro e último volume, de modo a descobrir como é que esta história iria terminar. Depois da destruição de Heimdall, a única hipótese de fuga para os nossos heróis é voltar à órbita de Kerenza, o planeta invadido no início desta história, e tentar utilizar a única plataforma disponível que lhes permita fugir e denunciar os crimes que se passaram naquela zona do universo.

Ficamos também a saber que os habitantes de Kerenza não foram completamente dizimados, tendo restado alguns que a BeiTech – o grande inimigo – necessita para assegurar algumas funções básicas até que possam retirar do planeta o que vieram buscar e depois ir embora. De entre os que permanecem em Kerenza encontramos Asha, a prima de Kady, que trabalha no hospital e que faz parte da resistência secreta. Mas as coisas vão mudar na vida dela quando Rhys, o ex-namorado, chega ao planeta integrado nos soldados da BeiTech.

Vamos assim acompanhando o desenvolvimento do enredo em dois locais: a bordo da nave espacial Mao, onde se encontram as personagens já nossas conhecidas, e em Kerenza, onde a presença da BeiTech fica cada vez mais feroz. Tudo aponta para o cruzamento destas duas realidades, mas em que contexto irá ocorrer?

A originalidade da apresentação narrativa mantém-se neste terceiro volume, à semelhança do que ocorreu nos anteriores. Este é um aspeto marcante desta trilogia, que quanto a mim a distingue de tudo o que já li até agora. Este terceiro volume, tal como os dois que o precedem, apresenta uma relação entre duas novas personagens, a Asha e o Rhys, que quanto a mim aqui sofrem um pouco pela falta de tempo para desenvolver a história deles e também pelo carisma das personagens que já conhecemos. Ainda assim, penso que os autores conseguem criar personagens com histórias interessantes e a parte do enredo que os acompanha é um bom exemplo da linha ténue que separa os “bons” e os “maus” da fita.

Há vários momentos neste livro que nos deixam de boca aberta, e outros tantos de coração apertado. Uma das coisas que estas histórias fazem de forma excelente é envolver o leitor e fazê-lo preocupar-se com o destino das personagens. Só por isso valeria muito a pena ler esta trilogia, mas isto é elevado a todo um outro patamar pela excelente componente visual que é apresentada ao leitor. Recomendo muito e fico a querer ler mais destes autores!

Classificação: 5/5 – Adorei

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.