Novidade Livros do Brasil | Os Pássaros e Outros Contos Macabros, de Daphne du Maurier

Título: Os Pássaros e Outros Contos Macabros
Autor: Daphne du Maurier
Pág.: 312
Data de Lançamento: 08.10.2020
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)

«Os pássaros dão excelentes vilões. Afinal, foram postos em jaulas, abatidos a tiro e atirados para dentro de fornos, durante séculos. É natural que tivessem de retaliar», sublinha mordazmente Alfred Hitchcock, a quem a célebre história de Daphne du Maurier encantou ao ponto de a transpor das páginas para o grande ecrã. Com Os Pássaros e Outros Contos Macabros, título que não era reeditado em Portugal há 30 anos, a autora clássica do catálogo original da Livros do Brasil volta a ter o merecido lugar de destaque nesta chancela do Grupo Porto Editora. O livro está disponível nas livrarias desde 8 de outubro. A singularidade da escrita de du Maurier confirmou o seu lugar ao lado dos maiores nomes da literatura gótica, como Edgar Allan Poe, Bram Stoker ou Henry James. Na presente edição, há ainda espaço para descobrir outros cinco contos de sua autoria, igualmente inquietantes, escritos entre os anos 50 e 70. «O elemento macabro que percorre muitos dos meus livros foi-se tornando, penso eu, cada vez mais forte com o passar dos anos, especialmente nos meus contos», admite a própria autora no prefácio datado de 1987 e que aqui se reproduz na íntegra.

Sinopse: Certa manhã, Daphne du Maurier observou um homem a trabalhar o campo, enquanto gaivotas sobrevoavam a sua cabeça. Nesse momento, foi-lhe sugerida a imagem que inspiraria a escrita de Os Pássaros: um bando de aves, extremamente esfomeadas e motivadas por um inexplicável fenómeno macabro, ataca a população da Cornualha. Foi esta capacidade de ampliar o lado sombrio de situações quotidianas que tanto fascinou Alfred Hitchcock, impelindo-o a adaptar ao cinema o génio da autora inglesa. A esta história reúnem-se ainda cinco outros contos tenebrosos, onde Veneza, Creta, o lar doméstico, ou um hospital de cidade se tornam palco da tragédia.

Sobre a autora: Nasceu no seio de uma família proeminentemente artística e literária, em Londres, a 13 de maio de 1907. Publicou os seus primeiros trabalhos na revista Bystander, o que resultou num contrato com um agente literário. Em 1931, lançou o romance Apaixonados, o primeiro de mais de duas dezenas que publicaria ao longo da sua carreira. É principalmente reconhecida por duas histórias, Rebecca (1938) e Os Pássaros (1952), ambas adaptadas ao cinema por Alfred Hitchcock. A sua novelística é marcada pela sugestão de elementos sobrenaturais, episódios imbuídos do espírito gótico e raramente com finais felizes. Em 1969, pelo inegável contributo que deu à literatura inglesa, é nomeada dama da Ordem do Império Britânico. Morre em casa, no condado da Cornualha, em 1989.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.