Autor: Isabelle Broom
Título Original: My Map of You (2016)
Editora: Planeta
Páginas: 376
ISBN: 9789897773464
Tradutor: Inês Castro
Origem: Recebido para crítica
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)
Opinião: Quando se inicia o enredo de O Meu Mapa de Ti, encontramos a protagonista da história, Holly, na sua casa em Londres, com um namorado estável e uma vida certinha, a tentar convencer-se de que tudo aquilo é o que realmente deseja para o seu futuro. Como devem imaginar, quando alguém sente a necessidade constante de repetir algo para si próprio, costuma ser sinal que não se sente assim tão seguro das suas decisões. Quando Holly recebe uma carta a avisá-la que acabou de herdar da sua tia uma casa na ilha grega de Zakynthos e que terá de deslocar-se lá para tomar conta da casa, intuimos que este será apenas o início de uma viagem de descoberta, não só da história da sua família, como de si própria.
Confesso que parti para esta leitura à espera de encontrar um romance leve, que não tratasse temas muito pesados, mas a verdade é que estava enganada. Ainda que o cenário seja uma paradisíaca ilha grega – e pela forma fantástica como a autora a torna palpável adivinhamos que a conhece muito bem – são abordados temas como doenças mentais, alcoolismo e a importância de termos raízes e pessoas na nossa vida que nos guiem e ajudem a encontrar o nosso lugar.
Claro que há romance, e essa parte do livro por vezes acaba por cair em alguma previsibilidade, mas o que mais me interessou nesta história foi a viagem pessoal de Holly, na descoberta da sua história familiar e nos segredos sobre as suas origens, mas também na sua vocação profissional e naquilo que realmente a fazia feliz. Como dizia, o romance é uma parte importante deste livro, mas a autora não faz depender a felicidade de Holly da descoberta do verdadeiro amor, e penso que isso é refrescante e libertador.
Deixo aqui a minha sugestão de um livro que considero ser uma boa leitura para esta altura do ano, com a certeza que vos fará boa companhia nas férias. Fica a vontade de descobrir mais livros desta autora!
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante