Desafio de Leitura – Mangalipa Mania

Já sigo os canais da Filipa e da Manganet praticamente desde que descobri o Booktube no final de 2017. Desde então, tenho vindo a acompanhar com assiduidade os vídeos que elas vão publicando e posso dizer que são duas das minhas booktubers preferidas, apesar de terem estilos e vídeos algo diferentes. No passado mês de março, embarcaram numa competição de leitura entre elas – a que chamaram “Mangalipa” – cujo objetivo era ler o maior número de páginas possível no espaço de um mês, cumprindo os desafios diários selecionados de forma aleatória, que podiam ir desde ler x páginas a não ler nada.

Fui acompanhando os vídeos semanais com os vlogs do desafio e achei imensa piada. Elas conseguiram cativar os seus subscritores com uma série de vídeos engraçados e entusiasmantes, criando uma expectativa enorme acerca de quem seria a vencedora. E, naturalmente, começaram a ter pedidos para organizarem algo em que todos pudessem participar, e que acabou por se transformar no “Mangalipa Mania”, que decorreu nas duas últimas semanas de abril. 

Ainda hesitei um pouco, mas depois decidi inscrever-me, à semelhança de outras cerca de 170 pessoas. Foram feitas duas equipas, cada uma liderada ou pela Filipa ou pela Manganet (eu fui #TeamManga) e, durante duas semanas, todos demos o nosso melhor. Tínhamos um chat no Skype que foi pensado para podermos trocar os desafios diários com outros membros da equipa, caso o desejássemos, e para podermos informar que queríamos passar o desafio para a outra equipa (podíamos usar cada ajuda apenas uma vez). Mas a verdade é que o chat se tornou numa outra coisa completamente diferente: passou a ser um sítio para falarmos uns com os outros sobre livros e, na verdade, sobre um pouco de tudo. Sempre cheio de boa-disposição, foi tão, mas tão divertido, que acabou por ser melhor coisa que retirei desta experiência.

O balanço de leitura foi espetacular: terminei 10 livros nos 15 dias do desafio (ainda que dois já tivessem sido iniciados), mas a verdade é que senti que estava a recuperar o ritmo de leitura que sei que consigo e desejo ter. Por isso, foi uma forma divertida e entusiasmante de retomar leituras e sair desta letargia literária em que me encontrava. Mas como dizia, o melhor de tudo foi mesmo os laços que se criaram com os meus companheiros de equipa: houve sempre um ambiente incrível e uma excelente compreensão daquilo que estava em causa neste desafio de leitura. Continuamos a comunicar e essa é sempre uma das melhores partes dos meus dias, agora que nos encontramos nesta situação tão particular. Fica o agradecimento às duas organizadoras deste projeto (nem quero imaginar o trabalho que tiveram e as horas que perderam!) e uma palavra de carinho para todos os novos amigos que fiz, esperando que possamos em breve conhecer-nos pessoalmente.

Se quiserem ver os vídeos da Filipa e da Manganet acerca deste desafio, é seguir este e este link.

P.S.: Foi a #TeamLipa quem acabou por ler mais páginas, mas isso não interessa nada 😀 

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.