Título: Trieste
Autores: Daša Drndić
Pág.: 424
Data de Lançamento: 26.09.2019
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)
A 26 de setembro chegou às livrarias Trieste, um dos principais romances da croata Daša Drndić, que assim se estreia finalmente em Portugal, na Sextante Editora. No epicentro desta história inspirada em factos reais está uma mulher italiana e judia que há 62 anos espera o regresso do filho que lhe foi levado à nascença pelas SS para integração no programa «Lebensborn». Este projeto nazi, onde estiveram pelo menos 250 mil crianças, tinha como objetivo a criação de uma «raça pura» e consistia em retirar crianças às famílias biológicas e entregá-las a famílias alemãs, para serem educadas de acordo com os ideais do III Reich. Duro e comovente, Trieste é acima de tudo um documento fundamental para compreender a ocupação nazi em Itália, e inclui testemunhos reais de militares das SS, listas do campo de extermínio de San Sabba, fotografias e correspondência. Escritora premiada, crítica literária, membro ativo do PEN Croácia e da Associação de Escritores do país, Daša Drndić morreu no ano passado vítima de um cancro.
Sinopse: Haya Tedeschi procura obsessivamente o filho que nasceu da sua relação com um oficial das SS. Há sessenta e dois anos a criança foi roubada pelas autoridades nazis no âmbito do projeto de pureza racial «Lebensborn». A procura de Haya leva-a a fotografias, aos julgamentos de Nuremberga, a testemunhos das atrocidades e traumas da Segunda Guerra Mundial e ao massacre dos judeus em San Sabba, o único campo de extermínio que existiu então em Itália. Um romance com uma missão, de rara coragem e de extrema força.
Sobre o autor: Daša Drndić (1946-2018) nasceu em Zagreb e é uma das mais destacadas escritoras europeias contemporâneas. Foi professora universitária no Canadá e na Universidade de Rijeka, na Croácia. O seu romance Beladona, finalista do Prémio Europeu de Literatura EBRD em 2018, será também publicado pela Sextante Editora.