Home / Novidades / Novidade Porto Editora | Em todos os momentos estamos vivos, de Tom Malmquist

Novidade Porto Editora | Em todos os momentos estamos vivos, de Tom Malmquist

Título: Em todos os momentos estamos vivos
Autores: Tom Malmquist
Pág.: 200
Data de Lançamento: 26.09.2019
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)

A Porto Editora publicou a 26 de setembro o romance autobiográfico de Tom Malmquist, poeta sueco que se estreia na prosa com «um dos cem livros mais notáveis do ano» (The New York Times). Em todos os momentos estamos vivos relata, de forma romanceada, a experiência por que o autor passou com a doença inesperada e fatal da mulher que amava, com o nascimento da filha no meio de toda esta dor e, pouco tempo depois, com a morte do próprio pai. A dor da perda e a alegria da vida, o luto e a esperança, a tristeza e o otimismo são polos aparentemente opostos, mas que são mote para este Em todos os momentos estamos vivos. Com surpreendente reconhecimento internacional para romance de estreia, este livro foi galardoado com diversos prémios na Suécia e está já publicado em mais de vinte países.

Sinopse: Tom está a poucas semanas de ser pai, mas o momento que se espera ser de felicidade transforma-se num pesadelo. Karin Lagerlöf, a namorada, entra nas urgências com o que parece ser uma gripe. No entanto, o diagnóstico é muito mais assustador: leucemia aguda. Para poder iniciar os tratamentos, Karin tem de ser submetida a uma cesariana. É assim que Tom Malmquist, personagem que partilha o nome com o autor, se vê dividido entre a felicidade de ter uma filha e a profunda dor de perder a mulher que ama. Poucos meses depois, ainda não refeito do choque que foi a morte de Karin, Tom assiste aos últimos momentos de vida do pai, vítima de cancro. Embrulhado em diagnósticos herméticos, desentendimentos familiares, burocracias kafkianas e num profundo estado de cansaço, Tom tem, ainda assim, de aprender a cuidar da pequena Livia. Neste comovente romance autobiográfico, Tom Malmquist partilha com o leitor a história de um homem cujo mundo parece colapsar de um dia para o outro. Dor, raiva, luto, mas também amor e uma enorme resiliência fazem parte desta narrativa, lembrando o leitor que mesmo no meio do caos é sempre preciso continuar a viver.

Sobre o autor: Nasceu em 1978, em Huddinge, na Suécia. Começou por publicar dois livros de poesia, mas foi o seu primeiro trabalho em prosa que arrebatou a crítica. No romance Em todos os momentos estamos vivos, publicado em 2015, Tom Malmquist serve-se de episódios autobiográficos para escrever um comovente livro sobre a perda e o luto. Com direitos vendidos para mais de vinte países, o seu primeiro romance arrecadou prémios como o Karin Boye’s Literary Prize (2015), o Albert Bonnier Scholarship Fund For Swedish Writers (2015), o Dagens Nyheter Culture Prize (2016) e o Stina and Erik Lundberg Foundation Grant (2016). Esteve nomeado para o Nordic Arts Council Prize e, em 2018, foi considerado pelo The New York Times um dos cem livros mais notáveis do ano. Atualmente, vive em Estocolmo com a filha.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.