Autor: Jaime Bulhosa
Ano de Publicação: 2019
Editora: Oficina do Livro
Páginas: 272
ISBN: 9789897800917
Origem: Comprado
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)
Opinião: Depois de ouvir algumas opiniões positivas sobre este livro e de perceber que Pedra de Afiar Livros e Outras Histórias de um Livreiro teria como tema principal o amor pelos livros e histórias que o autor viveu enquanto livreiro, não foi difícil convencer-me que seria um livro que gostaria bastante de ler.
As histórias que Jaime Bulhosa se propõe contar ao leitor não são todas dentro da não ficção, ao contrário do que estava à espera; aliás, a primeira secção do livro apresenta-nos uma série de micro-narrativas que, eventualmente, poderão ter um dos pés na realidade e nas experiências do autor mas que, no final de contas, encarei como ficção. De algumas gostei, mas de um modo geral, foi esta a secção do livro que menos apreciei.
Nas secções seguintes, Jaime Bulhosa partilha com os seus leitores histórias curtas de situações surreais que viveu enquanto livreiro, pequenos ensaios sobre temas que lhe são caros no contexto do mundo literário e apontamentos diversos, com tom mais ou menos humorístico, sobre livros, escritores, livrarias e leitores.
É um livro que se lê muito bem e que, por vezes, me fez rir pela surrealismo das situações descritas. Revi-me em alguns dos textos sobre a relação com os livros, com outros nem tanto. Confesso que este livro não era bem aquilo que eu esperava, e a culpa disso não é dele, obviamente. As minhas expectativas foram o problema, porque queria ler unicamente sobre a experiência em livraria e este Pedra de Afiar Livros e Outras Histórias de um Livreiro oferece muito mais do que isso – ao afastar-se do que dele esperava, acabou por não ser tão memorável como gostaria. Ainda assim, penso que tem potencial para agradar a quem gosta de livros sobre livros; apenas tenham em atenção a diversidade de textos que vão aqui encontrar, dentro da ficção e da não ficção.
Classificação: 3/5 – Gostei