Home / 4/5 / Opinião: As Mentiras da Cosmética | Beatrice Mautino

Opinião: As Mentiras da Cosmética | Beatrice Mautino

Autor: Beatrice Mautino
Título Original:
Il trucco c’è e si vede. Inganni e bugie sui cosmetici. E i consigli per difendersi (2018)
Editora: Bertrand
Páginas: 207
ISBN: 9789722537537
Tradutor: Igor Lobão
Origem: Comprado
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)

Sinopse: Somos diariamente inundados por todo o tipo de informação sobre cosméticos. A televisão bombardeia-nos com publicidade, as revistas promovem as últimas novidades em matéria de rímeis e champôs milagrosos e, em especial na Internet, deparamo-nos com artigos que despertam a nossa atenção para produtos e ingredientes que podem causar doenças. Como saber o que escolher? Daquilo que aplicamos no corpo, sabemos apenas o que o marketing quer que saibamos, ou seja, pouco e nem sempre o que nos permitiria escolher de forma consciente. Infelizmente, é praticamente impossível obter informação fidedigna e esclarecida acerca dos cosméticos. Beatrice Mautino, cientista, investigadora e divulgadora científica, procurou colmatar esta grave lacuna pondo-se na pele de quem entra numa loja com a intenção de comprar produtos eficazes (e seguros) que melhorem a sua aparência e bem-estar, sem ser enganado pela publicidade. Este livro é uma lufada de ar fresco: dá-nos finalmente resposta ao grande número de perguntas que fazemos todos os dias sobre produtos antirrugas e anticelulite, protetores solares, champôs, depilação a cera e muito mais. Publicidade fora, aqui revelam-se os verdadeiros truques para nos defendermos de logros e de falsas promessas.

Opinião: Tento, na medida do possível, ser uma consumidora consciente. Nos últimos anos, tenho vindo a ganhar gosto por produtos de cosmética e assumo que já por várias vezes fiz compras por impulso, praticamente sem ponderar acerca das alegações que as marcas fazem, em especial no que toca aos ingredientes utilizados (ou evitados). Por esse motivo, achei que este As Mentiras da Cosmética poderia ser um instrumento valioso para tomar decisões mais fundamentadas na hora de adquirir produtos que me chamem a atenção.

A italiana Beatrice Mautino é licenciada em Biotecnologias e doutorada em Neurociências, apresentando-se, por isso, como alguém que percebe e confia no método científico e que se encontra habilitada para avaliar artigos, experiências e investigações clínicas, como afirma logo na introdução. Mas mais do que enunciar habilitações, importa que o leitor avalie a forma como a autora apresenta as suas afirmações e conclusões – o que, do meu ponto de vista leigo e pouco entendido – é feito de uma forma sólida e coerente.

Alguns dos temas abordados são as constantes alegações da insegurança de alguns ingredientes como os parabenos ou os sulfatos, os intrumentos legais que regulam a setor, a forma como a publicidade manobra a perceção do consumidor e vários mitos que rodeiam os produtos para cabelos, para a pele em geral e rugas ou celulite em particular.

Ainda que o texto seja amiúde bastante técnico, a linguagem nunca se torna incompreensível para o comum dos mortais, o que é um ponto bastante positivo. Beatrice Mautino também não apresenta respostas definitivas, o que quanto a mim só abona a seu favor, porque considero que questionar e duvidar constantemente é sempre positivo – e são precisamente as ferramentas para o fazer que a autora consegue dar ao seu leitor. Aprendi várias coisas com este livro e tenho a certeza que, de agora em diante, serei uma consumidora muito mais cética e informada do que era antes. 

Talvez este livro não apresente grandes novidades para quem esteja muito por dentro do assunto e acho mesmo que o tema daria para, pelo menos, um livro com o dobro do tamanho, mas ainda assim gostei muito do que li e sem dúvida que recomendo.

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.