Autor: Stephanie Butland
Título Original: Lost for Words (2017)
Editora: TopSeller
Páginas: 304
ISBN: 9789898917737
Tradutor: Dinis Pires
Origem: Comprado
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)
Opinião: Andava numa fase em que não estava a conseguir ler muito, pelo que decidi pegar neste livro, que me pareceu uma daquelas leituras fofinhas e pouco exigentes – livros de que, por vezes, preciso para desanuviar. A verdade é que este A Vida Escondida entre os Livros acabou por ser muito mais complexo do que estava à espera, o que não foi necessariamente mau.
Loveday Cardew é uma jovem de 25 anos que trabalha há numa livraria alfarrabista, e é no meio dos livros que ela realmente se sente bem. É uma rapariga com algumas dificuldades de socialização, que desde cedo adivinhamos ter algumas coisas traumáticas no seu passado e que, como seria de esperar, vamos descobrindo ao longo da leitura. O aparecimento de Nathan, um poeta, na vida de Loveday ajuda-a a ir aos poucos alterando alguns dos seus hábitos, fazendo com que ela consiga mesmo recuperar o seu gosto pela escrita de poesia. Mas, entretanto, começam a aparecer na livraria, sem Loveday perceber bem como, alguns livros que pertencem ao seu passado. Como terão eles lá ido parar? Terão dentro de si a mensagem de que precisa de voltar a encarar o seu passado?
Claro que poderão encontrar neste livro o amor pela literatura, aqui e ali, mas esse não é, de todo, o foco da história. Diria que é antes uma história de uma mulher profundamente afetada pela sua infância traumática que, de certo modo, encontra consolo no meio dos livros e das palavras que contêm. Apesar de ser tudo muito centrado em Loveday, há um conjunto de personagens secundárias fantásticas, com destaque para Archie e Nathan. E a escrita de Stephanie Butland, que eu de forma preconceituosa tinha começado por achar que seria bastante básica, acabou por me surpreender pela sua densidade e caráter pungente.
Resumindo, não sendo um livro da vida, foi uma leitura de que gostei imenso e que não posso deixar de recomendar. Espero sinceramente que a autora continue a ser publicada em Portugal.
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante