Home / Novidades / Novidade Minotauro | Voar no Quarto Escuro, de Márcia Balsas

Novidade Minotauro | Voar no Quarto Escuro, de Márcia Balsas

Título: Voar no Quarto Escuro
Autor: Márcia Balsas
Pág.: 196
Data de Lançamento: 29.08.2019
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)

Márcia Balsas, autora do Blog ‘planetamarcia’, é a mais recente aposta da editora Minotauro. Márcia não é apenas reconhecida pelas leituras vorazes e críticas assertivas que faz a obras literárias. A também fundadora do maior clube de leitura da cidade de Lisboa ganhou em 2018 um prémio literário de Novos Talentos, conta com uma coletânea de contos e lança agora o seu primeiro romance: “Voar no Quarto Escuro”. Segundo a autora, este foi “um livro desafiante”.
Voar no Quarto Escuro” conta a história de Eduarda, uma mulher que sonha em refazer a vida após a morte do marido. Eduarda é mãe de uma filha adolescente e encontra um novo amor, uma nova casa. No entanto, o seu sonho torna-se no seu maior pesadelo quando a conduz a uma vida de violência e anos de submissão. Esta obra mostra ainda como a vida de seis mulheres se entrelaçam de uma forma inegável, numa demanda pelo significado da vida. Mães, filhas, amigas, amantes, casas devastadas pela dúvida e pela loucura – todas obrigadas a enfrentar o medo de voar no quarto escuro.

Sinopse: «Sou eu a minha prisão, agora. Até acordar cercada por grades, algures.» Eduarda apenas sonhara em refazer a sua vida após a morte do marido, que a deixou sozinha no mundo com uma filha adolescente. Não desconfiou que essa nova casa, com um novo companheiro, a conduziria a uma vida de violência, destinada ao esquecimento. Anos de submissão encaminham-na para uma noite de tempestade. Este é o momento em que as paisagens tão dissonantes da vida de seis mulheres se entrelaçam de uma forma inegável, numa demanda pelo significado da vida. Mães, filhas, amigas, amantes, casas devastadas pela dúvida e pela loucura – todas obrigadas a enfrentar o medo de voar no quarto escuro.

Sobre a autora: Márcia Balsas nasceu em Coimbra, em 1977, e é autora do blogue literário «Planeta Márcia». Foi na infância, na Figueira da Foz, que se apaixonou pelos livros. Descobriu, com o tempo, que a leitura é a melhor das viagens e nunca sai de casa sem (pelo menos) um livro. Profissionalmente, desviou-se do rumo. Vai ajustando os ponteiros, fora do escritório, para escrever. Foi através do conto que começou por dar vida à sua escrita: à primeira publicação, «Tempo Vazio», em 2015, seguiu-se «Gaveta de Mistérios», distinguido pelo júri do Prémio Literário Eça de Queiroz com uma Menção Honrosa e, em 2018, recebeu o Prémio Novos Talentos Fnac com «Ponto de Fuga». Escreve regularmente como cronista em revistas e blogues. «Voar no quarto» escuro é o seu primeiro romance.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.