Home / Novidades / Novidade Porto Editora | Lá, onde o vento chora, de Delia Owens

Novidade Porto Editora | Lá, onde o vento chora, de Delia Owens

Título: Lá, onde o vento chora
Autor: Delia Owens
Pág.: 392
Data de Lançamento: 04.07.2019
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)

No dia 4 de julho, a Porto Editora publica Lá, onde o vento chora, de Delia Owens. O romance de estreia da naturalista de 70 anos, que de obra literária de uma autora desconhecida do grande público se transformou num fenómeno editorial com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos nos EUA e mais de 40 semanas nos tops de venda, chega agora a Portugal. Ao longo de quase dez anos Delia Owens trabalhou na história de Kya, a miúda do pantanal. O resultado é uma narrativa dolorosamente bonita, plena de solidão, uma história de crescimento e um louvor à poesia silente da natureza. A descoberta de um cadáver dá início a Lá, onde o vento chora e leva os leitores aos pantanais que cercam uma pequena cidade costeira da Carolina do Norte, em 1969. Ao mergulharem na história de mistério que perpassa esta obra, os leitores entram também na vida de Kya Clarke: abandonada por todos enquanto criança e deixada entregue a si mesmo e aos indiferentes caprichos da natureza. Ao acompanhar o crescimento solitário da misteriosa miúda do pantanal, autossuficiente e excluída da sociedade, Delia Owens mostra como as vivências enquanto criança moldam uma vida e como nos encontramos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra. O grande relevo e o detalhe poético da vida natural presentes neste romance fluem da experiência da autora: Delia Owens passou grande parte da sua vida a trabalhar como bióloga, especializando-se na vida selvagem africana. Foi neste continente que esteve durante largos anos a trabalhar na conservação de espécies, tendo escrito, em coautoria com o seu ex-marido, três livros de não-ficção. Além dos tops de vendas, Lá, onde o vento chora tem também cativado milhares de leitores nos países aonde se encontra publicado – à data, os direitos de tradução estão vendidos para 35 países. Só na popular rede Goodreads esta obra regista mais de 240 mil classificações de leitores, que lhe atribuem uma pontuação de 4,53 estrelas em 5. Os direitos para a adaptação ao grande ecrã foram já adquiridos pela Fox 2000, com a atriz Reese Witherspoon ao leme da produção.

Sinopse: Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. E à medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida. O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. E o impensável acontece. Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos, e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.

Sobre a autora Delia Owens é coautora de três livros de não-ficção, sucessos de vendas internacionalmente reconhecidos, sobre a sua experiência como cientista da vida selvagem, em África. Zoóloga formada pela Universidade da Geórgia, tem ainda um doutoramento em comportamento animal pela Universidade da Califórnia. Venceu o John Burroughs Award para artigos sobre natureza. Foi publicada em várias revistas de referência na área da ecologia e da vida selvagem. Delia Owens vive em Idaho e este Lá, onde o vento chora é o seu primeiro romance.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.