Home / Novidades / Novidade Contraponto | Grandes Mistérios da História de Portugal, de Fátima Mariano

Novidade Contraponto | Grandes Mistérios da História de Portugal, de Fátima Mariano

Título: Grandes Mistérios da História de Portugal
Autor: Fátima Mariano
Pág.: 216
Data de Lançamento: 05.07.2019
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)

Conquista e derrota; amores e desamores; intriga e traição. O que podia ser a fórmula de um romance arrebatador, trata-se, no entanto, da lista de ingredientes secretos da História de Portugal. A jornalista e historiadora Fátima Mariano mergulhou nos episódios esquecidos, ocultos ou desconhecidos da nação portuguesa e regressou com um punhado de histórias surpreendentes e fascinantes. Quantos de nós sabem que um mercenário lisboeta fundou um reino na Birmânia? E que o rei D. Manuel I recebeu uma fera nunca vista, uma ganda, que juntou em duelo com um dos seus elefantes? Ou que houve um marinheiro valente, soldado destemido e cavaleiro terrível que afinal era mulher? Grandes Mistérios da História de Portugal expõe as diversas teses sobre os mistérios com que Fátima Mariano se deparou durante a sua profunda investigação, apresentando os factos históricos numa linguagem apelativa e esclarecedora, impelindo o leitor a descobrir o que está para lá dos manuais de história. «Este não é um livro de História, mas de estórias», revela a autora na introdução do livro. Histórias que mostram como a História de Portugal não se construiu apenas em torno dos grandes momentos políticos, sociais, económicos, culturais e religiosos, mas que também é composta por acontecimentos breves e remotos.

Sinopse: Há inúmeros factos da História de Portugal que toda a gente conhece, mas há também muitos acontecimentos desconhecidos e envoltos em mistério. Pouca gente ouviu falar de uma rainha de Portugal chamada Mecía Lopes de Haro e muito menos do facto de ela ter casado com um primo, perdido os seus direitos reais e ter sido raptada. Quantos sabem que existiu, até ao século XIX, um microestado entre a Galiza e Trás-os-Montes, equiparável a Andorra? Ou que tivemos um rei incestuoso e bígamo, que por isso foi excomungado? E quem conhece a história dos cinco falsos D. Sebastião? Misteriosíssima foi também a chegada a Portugal de uma fera nunca vista, uma ganda, que o rei D. Manuel I juntou em duelo com um dos seus elefantes, antes de «a bicha monstruosa» acabar afogada em França e empalhada em Itália. Na História de Portugal, há também, e poucos o sabem, espaço para um marinheiro valente, soldado destemido, cavaleiro terrível… que era uma mulher. Quem sabe que foi um português que criou o primeiro código de conduta para piratas? Que nos anos 1970 um navio português foi encontrado ao largo da costa de Moçambique sem nenhum dos seus 24 tripulantes? E que, no século XX, houve uma condenação à morte em Portugal e que o facto não foi noticiado? Ou ainda que um mercenário português conseguiu fundar o seu próprio reino na Ásia? Episódios controversos, lendas e histórias reais: estes são alguns dos Grandes Mistérios da História de Portugal.

Sobre a autora Fátima Mariano nasceu em Lisboa, em 1975. Licenciada em Ciências da Comunicação, mestre e doutora em História Contemporânea, é jornalista desde 1997 e investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH desde 2011. Trabalhou como jornalista no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias. Em maio de 2018, fundou o jornal digital Os Bichos. Ganhou por duas vezes o Prémio de Jornalismo do Hospital Veterinário Montenegro (2011 e 2012) e o Prémio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República — Programa de edição de tese e dissertações (2011). É autora do livro As Mulheres e a I República.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.