Home / Novidades / Novidade A Esfera dos Livros | A Queda do Muro de Berlim, de Ricardo Martín de la Guardia

Novidade A Esfera dos Livros | A Queda do Muro de Berlim, de Ricardo Martín de la Guardia

Título: A Queda do Muro de Berlim
Autor: Ricardo Martín de la Guardia
Pág.: 312
Data de Lançamento: 04.07.2019
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)

Sinopse: A 9 de novembro de 1989, o mundo assistiu a um dos acontecimentos históricos mais importantes da era contemporânea: a Queda do Muro de Berlim. Assim desaparecia a grande fronteira do mundo moderno. Quem foram os protagonistas deste acontecimento que mudou o mapa político europeu? Como se efetuou a reunificação da Alemanha e quais as suas consequências imediatas? Como reagiu a Europa e o Mundo? Trinta anos depois, os ideais resultantes da queda do Muro mantêm-se? O historiador Ricardo Martín de la Guardia responde a estas e outras questões.

Sobre o autor: Ricardo Martín de la Guardia é professor de História Contemporânea na Universidade de Valladolid, tendo sido diretor do Instituto de Estudos Europeus (Centro de Excelência Jean Monnet) entre 2009 e 2013. Visitante Sénior e Membro Associado Sénior do Centro de Estudos Europeus do Colégio Saint Antonys, da Universidade de Oxford, e, em várias ocasiões Membro do Ministério da Educação e Cultura do Instituto Universitário de Florença. Ministrou cursos de especialização, mestrado e doutoramento em diferentes universidades europeias e latino-americanas. Tendo em conta a sua linha de pesquisa sobre a história das relações internacionais, é o autor, co-autor ou coordenador de cerca de 30 livros e várias dezenas de artigos e capítulos. Entre os seus livros conta-se A União Soviética, Da Perestroika à desintegração (1995), Europa Báltica, Das Repúblicas Soviéticas à integração na União Europeia, 1994-2004 (2010), Chechênia, o inferno dos Balcãs (2012), 1989, O ano que mudou o mundo (2012), O Europeísmo, Um desafio permanente para a Espanha (2015), Konrad Adenauer, Artífice de uma nova Alemanha, promotora de uma Europa unida (2015), Conflitos Pós-Soviéticos, Da secessão da Transnístria ao desmembramento da Ucrânia (2017) e A União Soviética perante o espelho das Comunidades Europeias. Da Europa sovietizada à “casa comum” europeia (2017). Atualmente é secretário da Associação de História Contemporânea e membro do conselho editorial de revistas especializadas como Ayer, Historia Actual, Historia y Política e Historia del Presente. Participou em vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais sobre os temas da sua especialidade.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.