Home / Novidades / Novidade Temas e Debates | O Livro do Porquê, de Judea Pearl e Dana Mackenzie

Novidade Temas e Debates | O Livro do Porquê, de Judea Pearl e Dana Mackenzie

Título: O Livro do Porquê
Autores: Judea Pearl e Dana Mackenzie
Pág.: 464
Data de Lançamento: 07.06.2019
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)

Em O Livro do Porquê, Judea Pearl, cientista da computação e estatístico galardoado com o Turing Award, e o matemático Dana Mackenzie mostram-nos até que ponto o entendimento da causalidade revolucionou a ciência e irá revolucionar a inteligência artificial. Causa e efeito são um dos elementos mais debatidos e mais difíceis de provar na ciência e na medicina. Este livro faz-nos pensar realmente sobre a causa e o efeito na medida em que eles se aplicam a questões do nosso tempo como: porque é que os cigarros fizeram parte da nossa vida durante anos e anos e nunca se demonstrou inequivocamente que causavam cancro ou doenças cardíacas? Daniel Kahneman, vencedor do Prémio Nobel da Economia e autor do livro Pensar, Depressa e Devagar, também publicado pela Temas e Debates, questiona: «Alguma vez se interrogou acerca dos quebra-cabeças da correlação e da causalidade? Este livro maravilhoso apresenta respostas reveladoras e é uma leitura divertida.» Um livro sobre a nova ciência da causa e do efeito, que nos faz pensar realmente sobre o assunto e na forma como se aplica a questões do nosso tempo.

Sinopse: «Correlação não é causalidade». Este mantra, entoado pelos cientistas ao longo de mais de um século, levou à proibição virtual do debate sobre a causalidade. Mas nos nossos dias esse tabu está morto. A revolução causal, incentivada por Judea Pearl e pelos seus colegas, veio pôr fim a um século de confusão e alicerçou a causalidade – o estudo acerca da causa e do efeito – sobre sólidas bases científicas. A obra de Pearl não nos ajuda apenas a saber se uma coisa é a causa de outra: permite-nos explorar o mundo que é e os mundos que poderiam ter sido. Mostra-nos a essência do pensamento humano e é crucial para saber o que é a inteligência artificial. Quem quiser compreender estes dois aspetos necessita de ler O Livro do Porquê.

Sobre os autores: Sir Judea Pearl é professor de Ciência Computacional na UCLA. Autor de três livros académicos de grande influência, obteve o Alan Turing Award, muitas vezes considerado o equivalente do Prémio Nobel para as ciências da computação. É membro da US National Academy of Sciences e foi uma das primeiras dez personalidades a ingressar na Hall of Fame da publicação IEEE Intelligent Systems. Recebeu diversos prémios e doutoramentos honoris causa, incluindo o Prémio Rumelhart (Cognitive Science Society), a Medalha Benjamin Franklin (Franklin Institute) e o Prémio Lakatos (London School of Economics). É fundador e presidente da Fundação Daniel Pearl.

Dana Mackenzie é doutorado em Matemática e autor de livros sobre ciência, tendo colaborado em revistas como Science, New Scientist, Scientific American, Smithsonian, Nautilus e Discover. O seu livro The Big Splat, or How Our Moon Came to Be foi nomeado Escolha do Editor da Booklist e foi selecionado como Livro Áudio do Ano 2010 pela Audible.com. Em 2012 foi-lhe atribuído o Prémio Prémio Comunicação (Joint Policy Board for Mathematics) e recebeu em 2015 o Prémio Chauvenet da Mathematical Association of America.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.