Home / Novidades / Novidade Quetzal | O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny, de António Cândido Franco

Novidade Quetzal | O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny, de António Cândido Franco

Título: O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny
Autor: António Cândido Franco
Pág.: 512 + 16
Data de Lançamento: 21.06.2019
Comprar: Wook | Bertrand (links afiliados)

«Nunca teve medo da liberdade e deu de barato qualquer verniz para se apresentar aos seus contemporâneos. A vida de Cesariny tem desta forma um traço mágico. É uma vida exemplar no seu timbre de revolta, de resistência, de luta assanhada contra um meio mesquinho», escreve António Cândido Franco, autor de O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny, que a Quetzal Editores se orgulhou de fazer chegar às livrarias a 21 de junho. Parte de uma geração e de uma época em que os poetas e escritores abdicavam da sua biografia por causa da censura, Mário Cesariny de Vasconcelos desde muito cedo lutou para assumir uma vida cheia, sem censuras ou censores, «para ligar a palavra e a vida numa mesma busca de liberdade e de espírito». Poeta, pintor e referência fundamental do surrealismo português, é uma das maiores vozes da poesia portuguesa do século XX. Para Cesariny, o surrealismo representava «a realização total do nosso estado de espírito, a defesa do amor, da liberdade e da poesia» – e a sua obra, tanto na poesia como na pintura e na vida real, foi testemunho dessa enorme vontade de viver. Rebelde, insólito, desafiador, Cesariny marcou com a sua obra várias gerações de leitores e de autores que fazem dos seus versos referências únicas, que ultrapassam a pura literatura e o colocam sempre mais além, na própria vida. A biografia de António Cândido Franco – autor de O Estranhíssimo Colosso, dedicado a Agostinho da Silva – concilia vida e obra, passado e futuro, com revelações inéditas e um invulgar manancial de informação.

Sobre o autor: António Cândido Franco nasceu em Lisboa, em 1956. Autor de vários estudos sobre literatura e cultura portuguesas, além de romances, poesia e peças de teatro, é também professor na Universidade de Évora. Alguns dos seus títulos são: A Literatura de Teixeira de Pascoaes (2000), A Rainha Morta e o Rei Saudade (2003), Viagem a Pascoaes (2006), O Apocalipse de D. Carlos (2008), Notas para a Compreensão do Surrealismo em Portugal (2013) e O Estranhíssimo Colosso (2015).


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.