Home / Novidades / Novidade Temas e Debates | Como Perder um País, de Ece Temelkuran

Novidade Temas e Debates | Como Perder um País, de Ece Temelkuran

Título: Como Perder um País
Autor: Ece Temelkuran
Pág.: 264
Data de Lançamento: 17.05.2019
Comprar aqui (link afiliado)

«Isso não pode acontecer aqui». Ece Temelkuran, uma das mais respeitadas pensadoras políticas da Europa, ouviu esta frase em Inglaterra, na noite do referendo ao Brexit; nos Estados Unidos, na noite de eleição de Trump; na Turquia, quando Erdoğan foi eleito fraudulentamente, quando reconstruiu a economia com base no compadrio, e quando classificou os seus opositores como terroristas.
Como Perder um País é um livro necessário e urgente. É uma denúncia da ascensão do populismo de direita. Um apelo urgente à ação. Um verdadeiro guia de campo para identificar os padrões e mecanismos astuciosos da vaga de populismo que varre o mundo atual. Segundo o The Globe and Mail, «Pode bem ser o mais importante livro sobre política que lerá em 2019».
Propondo respostas globais e alternativas às questões políticas prementes – e com frequência paralisadoras – do nosso tempo, Temelkuran examina a ideia ardilosa do «povo real», a infantilização da linguagem e dos debates, a maneira como o riso pode ser enganador, e os perigos de subestimarmos o nosso adversário. Entretecendo memória, história e argumentos claros, cria uma urgente e eloquente defesa da democracia. As pessoas sensatas não podem consolar-se dizendo que «Isso não pode acontecer aqui». Está a acontecer. E em breve poderá ser demasiado tarde para se voltar atrás.

Sinopse: «Isso não pode acontecer aqui». Ece Temelkuran ouviu esta frase a pessoas sensatas em Inglaterra na noite do referendo ao Brexit. Ouviu também gente razoável a proferi-la na América na noite da eleição de Trump, ainda que fosse abafada pelos gritos de «Construam o muro!». Ouviu-a a pessoas racionais na Turquia, quando Erdoğan foi eleito fraudulentamente, quando reconstruiu a economia com base no compadrio e quando classificou os seus opositores como terroristas. Este livro explica-nos que o populismo e o nacionalismo não chegam ao poder na sua forma definitiva e reconhecível: uma vez instalados, vão-se revelando sorrateiramente. A jornalista e autora premiada Ece Temelkuran identifica os sinais precoces deste fenómeno, que vão despontando em todo o mundo, num esforço para definir um padrão global e nos dotar de ferramentas para o erradicar.

Sobre a autora: Nascida em Esmirna, na Turquia, em 1973, Ece Temelkuran é uma premiada romancista e comentadora política cujas peças jornalísticas são publicadas por The Guardian, The New York Times, New Statesman, Frankfurter Allgemeine Zeitung e Der Spiegel. Foi galardoada com o Edinburgh International Book Festival First Book pelo romance Women Who Blow on Knots e com o Ambassador of New Europe Award. Distinguida por duas vezes como a colunista política mais lida da Turquia, é também considerada uma das dez pessoas mais influentes das redes sociais (com três milhões de seguidores no Twitter).


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.