Home / Novidades / Novidade Temas e Debates | A República dos Espíritos Livres, de Peter Neumann

Novidade Temas e Debates | A República dos Espíritos Livres, de Peter Neumann

Título: A República dos Espíritos Livres
Autor: Peter Neumann
Pág.: 256
Data de Lançamento: 17.05.2019
Comprar aqui (link afiliado)

A República dos Espíritos Livres, do jovem filósofo e poeta Peter Neumann, é um livro com um registo animado, intenso, informativo, e com muitos apontamentos históricos e pessoais. O autor conta-nos, com muito humor e elegância, a história de um grupo de jovens intelectuais alemães que escolheram a cidade de Iena como ponto de partida para um novo rumo de rutura filosófica. As suas perspetivas provocadoras sobre o indivíduo e a natureza revolucionaram o nosso conhecimento da liberdade e da realidade, com um impacto que ainda hoje é sentido. Prepararam, assim, o caminho para o despertar intelectual da era moderna, tornando Iena a cidade mais inteligente da História do mundo, a Silicon Valley do pensamento filosófico do século XIX.

Sinopse: No começo do século XIX, houve um fluxo constante de jovens poetas e pensadores alemães para esta cidade da Turíngia, de cerca de quatro mil habitantes, que fez história no domínio da cultura. Enquanto a ordem social e política da Europa era abalada pelos ideais da Revolução Francesa, um grupo de jovens intelectuais alemães escolhia Iena como ponto de partida para um novo rumo de rutura filosófica. As figuras mais destacadas deste grupo — os irmãos Schlegel e as suas mulheres, o filósofo Schelling e o poeta Novalis —, decididas a pensarem o mundo de maneira diferente, estabeleceram aí uma república de espíritos livres. Não se limitaram a questionar as tradições sociais adquiridas, mas, com as suas perspetivas provocadoras sobre o indivíduo e a natureza, transformaram o nosso conhecimento da liberdade e da realidade, numa revolução cujo impacto ainda hoje é sentido. Animado, intenso, informativo e com muitos apontamentos históricos e pessoais, o texto de Peter Neumann conta, com humor e elegância, a história da comuna destes pensadores extraordinários, que preparou o caminho para o despertar intelectual da era moderna.

Sobre o autor: Peter Neumann nasceu em Neubrandenburg em 1987. Estudou Filosofia, Ciência Política e Economia em Iena e em Copenhaga. É doutorado em Filosofia e ensina na Universidade de Iena, tendo-se especializado no idealismo alemão. A sua obra poética recebeu diversos prémios e mereceu-lhe bolsas de criação literária. Publicou duas coletâneas de poesia: geheuer (2014) e areale & tage (2018).


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.