Home / Novidades / Novidade Porto Editora | Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson

Novidade Porto Editora | Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson

Título: Leonardo da Vinci
Autor: Walter Isaacson
Pág.: 672
Data de Lançamento: 23.05.2019
Comprar aqui (link afiliado)

Depois de personalidades como Steve Jobs e Einstein, chegou a vez de Walter Isaacson retratar o «génio mais criativo da História». A Porto Editora publica a aguardada biografia dedicada a este génio do Renascimento, assinada por Walter Isaacson, um bestseller internacional que chega a 23 de maio às livrarias portuguesas. A partir de mais de 7200 páginas de anotações, Isaacson retrata com rigor e entusiasmo a vida de Da Vinci e como era o seu método de estudo e trabalho nas mais diferentes áreas. De curiosidade obsessiva, Da Vinci casou a observação com a imaginação e as artes com as ciências, o que faz dele um dos grandes inovadores da nossa História. «Ilegítimo, homossexual, vegetariano, canhoto, com facilidade em distrair-se e, ocasionalmente, herético» são alguns dos detalhes menos conhecidos sobre Leonardo da Vinci que este livro nos revela. Uma obra que é, ao mesmo tempo, «um estudo sobre criatividade: como defini-la, como alcança-la… Mais importante, é uma história poderosa de uma vida e de uma mente entusiasmante». (The New Yorker)

Sinopse: Arquétipo e símbolo do homem da Renascença, Leonardo da Vinci é universalmente reconhecido como o génio mais criativo e multifacetado da História. A sua criatividade, como aquela de grandes inovadores, nascia na interseção entre as humanidades e a tecnologia. Esfolou rostos de cadáveres, desenhou os músculos que fazem mover os lábios, e depois pintou o sorriso mais memorável da História em Mona Lisa. Explorou a matemática da ótica, mostrou como os raios de luz atingem a córnea e produziu ilusões de perspetivas variáveis em A Última Ceia. No seu eterno entusiasmo pela encenação de espetáculos imaginava máquinas que subiriam aos céus, permitindo ao homem voar como os pássaros. Filho ilegítimo, à margem de uma educação formal, vegetariano, canhoto, distraído e, por vezes, herético, o Leonardo da Vinci retratado neste livro é uma pessoa real, extraordinária pela pluralidade de interesses e pelo prazer que tinha em combiná-los. Recorrendo a milhares de páginas dos impressionantes cadernos deixados por Leonardo da Vinci, e atendendo às mais recentes descobertas sobre a sua obra e trajetória de vida, Walter Isaacson revela-nos facetas desconhecidas do artista, desfazendo a aura sobre-humana que lhe é atribuída e mostrando como a genialidade de Leonardo se fundamenta em características bastante «humanas», moldadas por uma enorme vontade e ambição e assentes em habilidades que cada um de nós pode cultivar, não isentas de imperfeições e fraquezas. Um livro indispensável, não só pela forma única de representar um dos grandes génios da História da Humanidade, mas também enquanto demonstração da capacidade humana de inovar, da importância de aprender e questionar, de imaginar e, sobretudo, de pensar de maneira diferente.

Sobre o autor: Foi diretor-executivo do Aspen Institute, presidente da CNN e editor-executivo da revista TIME. É autor das biografias Steve Jobs, Einstein: His Life and Universe, Benjamin Franklin: An American Life, Kissinger: A Biography, e coautor, com Evan Thomas, de The Wise Men: Six Friends and the World They Made. Vive em Washington, DC. No catálogo da Porto Editora figura já o seu livro Os Inovadores.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.