Home / Novidades / Novidade Assírio & Alvim | Antinous e outros poemas em inglês, de Fernando Pessoa

Novidade Assírio & Alvim | Antinous e outros poemas em inglês, de Fernando Pessoa

Título: Antinous e outros poemas em inglês
Autor: Fernando Pessoa
Pág.: 272
Data de Lançamento: 24.04.2019
Comprar aqui (link afiliado)

Ser um grande poeta da língua de Shakespeare foi a maior ambição de Fernando Pessoa enquanto jovem escritor. Mesmo após o seu regresso da África do Sul para Lisboa, com 17 anos de idade, continuou durante largos anos a escrever muita poesia em inglês, incluindo dezenas de sonetos shakespearianos. Só viria a tornar-se um poeta universal, contudo, graças ao que escreveu em português. Embora não tenha realizado a sua ambição juvenil, deixou-nos alguns grandes poemas em inglês, como «Antinous», considerado o seu mais belo poema de amor. Esse e muitos outros poemas foram reunidos em Antinous e outros poemas em inglês, o novo livro da coleção Pessoa Breve que a Assírio & Alvim publica a 24 de abril. Com edição de Richard Zenith e tradução de Luísa Freire, esta edição bilingue apresenta-nos todos os poemas em inglês publicados em vida de Fernando Pessoa, bem como uma seleção dos que ficaram para a famosa arca, uma parte deles assinados por Alexander Search. No prefácio a esta edição, podemos ler que «”Antinous” […] Evoca, com uma eficácia impressionante, a alegria, a dor e o esplendor de um grande amor vivido, perdido e divinizado pela memória. Nos seus mais de 300 versos o inglês do autor, por um pequeno milagre, está sempre à altura do edifício de conceitos e sentimentos que tão habilmente constrói com palavras».

Sobre o autor: Fernando Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de junho de 1888. Em vida apenas publicou uma ínfima parte da sua vasta obra. O trabalho em redor da famosa arca pessoana continua, ainda hoje, a mostrar ao público novos inéditos, alguns deles a revelar em livros futuros desta coleção. É, a par de Camões, o maior ícone da literatura portuguesa, estando traduzido em dezenas de línguas, do espanhol ao inglês, do russo ao japonês. Faleceu a 30 de novembro de 1935 na mesma cidade que o viu nascer.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.