Home / Novidades / Novidade Desassossego | As Cinco Grandes Revoluções da História de Portugal, de André Canhoto Costa

Novidade Desassossego | As Cinco Grandes Revoluções da História de Portugal, de André Canhoto Costa

Título: As Cinco Grandes Revoluções da História de Portugal
Autor: André Canhoto Costa
Pág.: 496
Data de Lançamento: 05.04.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: É impossível compreender um país sem pensar nas suas revoluções. Este livro vai mais longe e apresenta, pela primeira vez, uma história comparada das várias revoluções em Portugal, explicando as suas origens e consequências para compreendermos melhor a democracia portuguesa contemporânea. Foi 1383-1385 uma escaramuça entre nobres ou uma primeira manifestação das ambições políticas da burguesia, motivada pelo desenvolvimento económico da navegação? A revolta de 1640 impôs uma identidade nacional ou não passou de uma mudança dinástica desencadeada por uma aristocracia com medo de uma verdadeira revolução? As revoluções liberais de 1820 deram início à era democrática ou foram uma briga entre militares que desembocou num regime conservador manipulado por dois partidos elitistas? Foi a República de 1910 um reforçar da democracia ou uma derivação anticlerical e violenta que criou as condições para o aparecimento do Estado Novo? O 25 de Abril foi a tão esperada madrugada da Democracia ou um golpe militar motivado por razões de classe… e que pouco mudou as tendências ancestrais da sociedade portuguesa? Do século XIV ao século XX, a História de Portugal é uma sucessão de falsas partidas. A luta pelos direitos políticos acabou quase sempre manipulada por uma elite, garantindo a continuidade entre regimes económicos e políticos, mitigando a violência e fazendo de Portugal um oásis de pacifismo, mas também um país brando, apático e dos mais pobres da Europa.

Sobre o autor: ANDRÉ CANHOTO COSTA nasceu a 17 de outubro de 1978. Estudou no Liceu de Oeiras, onde frequentou a confortável l biblioteca. Estudou História na Universidade de Évora e na Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em História Económica no ISEG (Universidade de Lisboa). Publicou Os Quatro Cantos do Império (ficção), Personagens Malditas da História e Os Vícios dos Escritores. É autor do programa «Portugueses com História» na RDP Internacional. Gosta de futebol e de livros.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.