Home / Novidades / Novidade Planeta | A Queda de Gondolin, de J.R.R. Tolkien

Novidade Planeta | A Queda de Gondolin, de J.R.R. Tolkien

Título: A Queda de Gondolin
Autor: J.R.R. Tolkien
Ilustrador: Alan Lee
Pág.: 304
Data de Lançamento: 06.03.2019
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Um dos Contos Perdidos do lendário de J.R.R.Tolkien narra a jornada de Tuor rumo à bela cidade de Gondolin, refúgio élfico do povo do rei Turgon. Movido pela inveja, Morgoth ataca a deslumbrante cidade com o exército de seres maléficos. No Conto de A Queda de Gondolin, entram em cena dois grandes poderes do mundo. Morgoth, o derradeiro representante do mal, embora ausente desta história, preside a uma vasta força militar a partir da sua fortaleza de Angband. Ulmo, o seu mais feroz opositor, é o mais poderoso a seguir a Manwë, que lidera os Valar. Deram-lhe o nome de Senhor das Águas porque domina todos os mares, lagos e rios existentes sob a abóbada celeste. Mas labuta em segredo na Terra Média, em defesa dos Noldor, o clã dos Elfos no qual são acolhidos Húrin e Túrin Turambar. Central nesta disputa entre os deuses é Gondolin, uma cidade deslumbrante e inacessível. Depois de um relato da queda de Gondolin que se destaca pela minúcia descritiva e riqueza de pormenor, o conto termina com a fuga de Tuor e Idril, acompanhados do filho, Eärendel. Ao dirigirem-se para sul, os fugitivos olham para trás, numa fenda entre montanhas, e contemplam a ruína cercada de chamas da cidade onde viviam. Estavam a caminho de uma outra história, o Conto de Eärendel, que Tolkien nunca chegou a escrever, mas que é reproduzido neste livro, em esboço, com base noutras fontes.

Sobre o autor: J.R.R. Tolkien nasceu a 3 de Janeiro de 1892, em Bloemfontein, na África do Sul. Depois de ter combatido na Primeira Guerra Mundial, dedicou-se a uma ilustre carreira académica e foi reconhecido como um dos grandes filólogos do planeta. Foi a criação da Terra Média, porém, a trazer-lhe a celebridade. Autor de extraordinários clássicos da ficção, de que são exemplo O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, os seus livros foram traduzidos em mais de sessenta línguas e venderam milhões de exemplares no mundo inteiro. Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico e, em 1972, foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Oxford. Morreu em 1973, com 81 anos. Christopher Tolkien, nascido a 21 de Novembro de 1924, é o terceiro filho de J.R.R. Tolkien. Foi escolhido pelo pai para ser o seu executor literário e, desde a morte deste, tem-se dedicado à edição e publicação das suas obras inéditas, nomeadamente, O Silmarillion e as colecções intituladas Contos Inacabados e The History of Middle-Earth. Christopher e a sua mulher, Baillie, vivem em França desde 1975. Alan Lee é um ilustrador inglês, vencedor de vários prémios e reconhecido por seus trabalhos efectuados sob a temática da obra de Tolkien. Os seus esboços serviram para a criação dos cenários da Terra Média nos filmes produzidos por Peter Jackson.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.