Home / Novidades / Novidade Objectiva | História Política Contemporânea – Portugal 1808-2000, org. António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro

Novidade Objectiva | História Política Contemporânea – Portugal 1808-2000, org. António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro

Título: História Política Contemporânea – Portugal 1808-2000
Organização: António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro
Pág.: 342
Data de Lançamento: 19.03.2019
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Os últimos dois séculos, correntemente designados por História Contemporânea, estão longe de serem bem conhecidos ou de convocarem uma memória partilhada dos portugueses. Além da uma imagem remota e difusa do século XIX e dos primórdios do século XX, dividem-se entre ideias fortes sobre a história portuguesa recente, como o salazarismo, a guerra colonial, o 25 de Abril de 1974 ou a adesão à União Europeia em 1986. A história da vida política de Portugal que aqui se apresenta inscreve-se em contextos mais amplos – ibéricos e atlânticos, em particular -, e partilha de cenários globais que marcaram de forma indelével os primórdios da contemporaneidade portuguesa, como as invasões francesas e as independências latino-americanas. Ao longo de cinco capítulos demarcados cronologicamente e sob a coordenação dos historiadores António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro, os autores dão testemunho da persistente interdependência dos destinos ibero-americanos, desde o colapso imperial e a revolução liberal, na primeira metade do século XIX, até aos indícios da estagnação económica e às incertezas do projecto europeu no inicio do século XXI.

Sobre o projeto: História Política Contemporânea: Portugal – 1808-2000 nasce de um projecto maior e mais complexo, idealizado pela Fundación Mafre e publicado pela editora Objectiva entre 2013 e 2015, a História Contemporânea de Portugal: 1808-2010. Ao longo de cinco volumes dirigidos a um público alargado e diverso, mais de vinte autores debruçaram-se sobre os aspectos mais marcantes da vida contemporânea do país: a política, a economia, a sociedade, a diplomacia e a cultura. O resultado foi uma das Histórias contemporâneas de Portugal mais importantes da actualidade, um trabalho incontornável tanto a nível académico como de divulgação. Em 2019, a Fundación Mapfre e a editora Objectiva voltam a unir esforços para, com a atenta coordenação e organização dos professores António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro, disponibilizar um volume dedicado em exclusivo à história política do Portugal contemporâneo.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.