Home / Novidades / Novidade Bertrand | O Médico de Estalinegrado, de Heinz Konsalik

Novidade Bertrand | O Médico de Estalinegrado, de Heinz Konsalik

Título: O Médico de Estalinegrado
Autor: Heinz Konsalik
Pág.: 312
Data de Lançamento: 15.02.2019
Comprar aqui (link afiliado)

De um dos mais populares autores alemães, com cerca de 85 milhões de exemplares vendidos, chega-nos O Médico de Estalinegrado. Heinz Konsalik, que antes de se tornar escritor estudou teatro, literatura e medicina, tendo chegado a ser correspondente de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, parte das suas experiências para criar narrativas cheias de emoção e com densidade psicológica. O Médico de Estalinegrado é um dos seus mais célebres romances, no qual é narrada a história de um médico alemão que voltou da Rússia, onde foi prisioneiro de guerra e ajudou milhares de desconhecidos. Praticamente sem recursos, este médico salvou a vida a muitos companheiros, contribuindo, além disso, para o fortalecimento moral e espiritual das tropas.

Sinopse: Quando aquele médico voltou da Rússia, onde estivera como prisioneiro de guerra, algo quase inexplicável aconteceu: um homem que não falava de si, que não tinha outro desejo senão o de voltar à sua profissão, via, de repente, o seu nome pronunciado por toda a gente. A notícia chegara à Alemanha há já algum tempo e rapidamente se espalhara: um médico que se havia sacrificado pelos seus companheiros dos campos de concentração, um homem de quem jamais se ouvira falar estava agora de regresso à pátria… Através do relato das suas incríveis operações, ajudou milhares de outros homens, desconhecidos, que se recompuseram moral e espiritualmente ante o exemplo que lhes era dado, reencontrando a fé e a esperança necessárias para suportar as privações e a solidão na longínqua Rússia. E o exemplo serviu tanto os necessitados como outros médicos, que se sentiram incentivados a seguir o mesmo caminho de abnegação e devoção ao próximo. O horror da guerra, a vastidão da estepe russa, o silêncio da morte, tais são os temas dominantes de O Médico de Estalinegrado que mereceu de um prisioneiro o seguinte comentário: «Para nós, que estivemos em Karaganda, na Sibéria Central, este é o melhor livro até hoje escrito sobre prisioneiros de guerra.»

Sobre o autor: Heinz Konsalik é o pseudónimo de Heinz Günther. Nascido em 1921 na Alemanha, passou a usar o apelido de solteira da mãe, Konsalik, para assinar os seus livros. Foi correspondente de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, o que lhe deu material abundante para as suas obras de ficção. Usa muitas vezes temas da guerra, da medicina e de situações extremas nas suas narrativas, sempre de uma forma puramente humana, evitando tomar partido política ou ideologicamente. O que interessa ao autor são os dramas emocionais e psicológicos que afetam as suas personagens. Morreu em 1999, deixando uma obra de mais de 150 livros escritos e cerca de 85 milhões de exemplares vendidos.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.