Home / Novidades / Novidade A Esfera dos Livros | D. Filipa de Bragança, de Paulo Drumond Braga

Novidade A Esfera dos Livros | D. Filipa de Bragança, de Paulo Drumond Braga

Título: D. Filipa de Bragança
Autor: Paulo Drumond Braga
Pág.: 304
Data de Lançamento: 19.03.2019
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: A 27 de outubro de 1938, a infanta D. Filipa de Bragança, neta do rei absolutista D. Miguel, chegou pela primeira vez a Portugal para conhecer a terra de onde os seus antepassados haviam sido expulsos. Embora vigorasse a lei do banimento da família real, foi com o beneplácito de Salazar que fez esta visita, a que se seguiram algumas outras, até que, em 1946, se instalou definitivamente em solo português. Empenhou-se em que a Monarquia fosse restabelecida, na pessoa de seu irmão D. Duarte Nuno. Para tal, aproximou-se, logo nos anos 40, de Salazar, confiando que um dia este daria o passo decisivo. A correspondência trocada entre os dois era frequente, assim como as visitas regulares da infanta a São Bento ou mesmo a Santa Comba Dão. D. Filipa tinha um objetivo claro: a restauração da monarquia. Mas haveria uma intenção subliminar na aproximação ao ditador? Será possível descortinar algo mais do que uma forte amizade entre a dinâmica princesa de Bragança e Salazar? Estaria a primeira apaixonada pelo segundo? Seria um sentimento recíproco? Paulo Drumond Braga apresenta-nos a biografia de uma figura fascinante da História de Portugal que sempre ficou na sombra, apesar do seu incansável empenho para tentar restaurar a monarquia. Através da correspondência trocada entre a infanta e o Chefe do Governo, o historiador traça ainda uma perspetiva inovadora sobre a forma como António de Oliveira Salazar geriu a sua relação com os monárquicos.

Sobre o autor: PAULO DRUMOND BRAGA é licenciado em História (1987) e Mestre em História da Idade Média (1992) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Doutor em História dos Descobrimentos e da Expansão pela mesma universidade (1997). Lecionou no ensino superior privado, sendo investigador da Cátedra Infante D. Henrique para os estudos Insulares Atlânticos e a Globalização. Participou, como comunicante, em numerosos congressos científicos realizados em Portugal e no estrangeiro. Tem publicados uma centena de artigos em revistas portuguesas, espanholas e brasileiras e é autor de À Cabeceira do Rei e Uma Lança em África.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.