Home / 3/5 / Opinião: Olhos nos Olhos com Vincent Van Gogh | Aukje Vergeest

Opinião: Olhos nos Olhos com Vincent Van Gogh | Aukje Vergeest

Autor: Luis Sepúlveda
Título Original:
 Face to Face with Vincent Van Gogh (2015)
Editora: Van Gogh Museum Enterprises
Páginas: 96
ISBN: 9789079310524
Origem: Comprado

Sinopse: Onde trabalhou e viveu Vincent van Gogh? Que ideias tinha sobre a vida e a arte? Quem eram os seus amigos? E o que aconteceu quando adoeceu? Este livro conta a vida atribulada de Vincent e leva o leitor ao longo dos quadros mais bonitos do Museu Van Gogh: desde a vigorosa e sombria tela Os comedores de batatas até a coloridas obras-primas como A casa amarela e Amendoeira em flor. Conta também a história da coleção do museu, uma coleção que transformou o Museu Van Gogh num centro de conhecimento de fama mundial sobre a obra de Van Gogh e a arte do seu tempo.

Opinião: Em junho de 2018, fui a Amesterdão pela primeira vez e um dos ex-libris que decidi visitar foi o Museu do famoso pintor holandês Vincent Van Gogh. Penso que já disse isto aqui mas nunca será demais recordar: não percebo nada de arte, e só consigo mesmo dizer daquilo que gosto e daquilo que não gosto. Da obra de Van Gogh gosto muito, em especial da parte mais famosa e final do seu corpo artístico. Ao passear por aquelas galerias, enquanto percebia um pouco mais sobre a vida de Vincent e sobre a sua peculiar personalidade, é difícil não ficar admirada com a sua capacidade criativa e de trabalho nos 10 anos em que produziu pinturas e desenhos, que foram também os últimos 10 anos da sua vida.

Olhos nos Olhos com Vincent Van Gogh foi comprado na loja do Museu e não é uma obra extensa sobre a vida e obra do pintor; trata-se antes de uma introdução para leigos e para quem deseja conhecer os principais eventos da sua vida e as pinturas mais importantes do seu legado. É um livro visualmente bonito e que, para além disso, é para mim uma recordação de um sítio que eu adorei visitar. Entretanto, como fiquei muito curiosa para conhecer mais detalhadamente a vida de Van Gogh decidi adquirir Van Gogh: The Life, de Steven Naifeh, Gregory White Smith, muito bem recomendado pela booktuber Tatiana Feltrin neste vídeo.

Classificação: 3/5 – Gostei

Almond Blossom, 1890


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.