Home / 3/5 / Opinião: História de Um Caracol Que Descobriu a Importância da Lentidão | Luis Sepúlveda

Opinião: História de Um Caracol Que Descobriu a Importância da Lentidão | Luis Sepúlveda

Autor: Luis Sepúlveda
Ilustrador: Paulo Galindro
Título Original:
 Historia de un caracol que descubrió la importancia de la lentitud (2013)
Editora: Porto Editora
Páginas: 112
ISBN: 9789720046321
Tradutor: Helena Pitta
Origem: Comprado
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente «caracol». Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade.

Opinião: O projeto #24horas1livro, da Silvéria, que está a decorrer ao longo do mês de fevereiro, foi um ótimo pretexto para ir às minhas estantes procurar livros que pudesse terminar no espaço de 24 horas e aproveitar para reduzir a gigante pilha de livros por ler. Um dos escolhidos foi este História de Um Caracol Que Descobriu a Importância da Lentidão, que se inclui no conjunto de fábulas que o autor chileno tem vindo a publicar, onde também se inclui História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, por exemplo.

Em traços gerais, esta é a história de um caracol que procura não só a sua individualidade como questiona tradições e ideias feitas. Isto concretiza-se no facto de se revoltar por não poder ter um nome que o distinguisse dos seus pares e de não se conformar com a ignorância quanto ao facto de os caracóis serem tão lentos. Aproveitando esta característica que é muitas vezes vista como uma desvantagem, Luis Sepúlveda constrói uma fábula que nos demonstra que temos sempre a possibilidade de transformar as nossas aparentes fraquezas em forças e que mesmo aquelas características que possamos encarar como menos positivas na nossa personalidade podem ser aproveitadas nas situações mais desafiantes.

Mas mesmo se quisermos olhar para este livro de uma forma mais específica, analisando a questão da lentidão, é fácil encontrar aplicabilidade nos dias atuais, em que parece ser cada vez mais necessário parar e respirar num mundo onde tudo parece acontecer a uma velocidade estonteante, sendo cada vez mais difícil apreender tudo aquilo que nos passa pela frente.

Repleto de ilustrações magníficas do português Paulo Galindro, História de Um Caracol Que Descobriu a Importância da Lentidão é um livro muito giro e para todas as idades.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.