Home / Novidades / Novidade Temas e Debates | Factfulness, de Hans Rosling

Novidade Temas e Debates | Factfulness, de Hans Rosling

Título: Factfulness
Autor: Hans Rosling
Pág.: 336
Data de Lançamento: 01.02.2019
Comprar aqui (link afiliado)

Apenas os factos contam a verdadeira história e o mundo que temos é muito melhor do que aquilo que pensamos. Estas são duas ideias chave do livro Factfulness (palavra que se pode traduzir, em português, para factualidade), da autoria do já falecido médico, estatístico e académico Hans Rosling, com a colaboração do seu filho e nora, Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund respetivamente. O livro, que chegou às livrarias portuguesas no dia 1 de fevereiro, foi oferecido por Bill Gates a todos os alunos finalistas de liceu ou faculdade no ano de 2018. Para Gates, este é um dos livros mais importantes que já leu e trata-se de “um guia indispensável para pensar claramente acerca do mundo». Quando fazemos perguntas simples acerca de tendências globais – qual a percentagem da população mundial que vive na pobreza; qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar – obtemos respostas sistematicamente erradas. Tão erradas que um chimpanzé que escolhesse as respostas ao acaso faria melhor do que professores, jornalistas, investigadores e laureados com o Prémio Nobel. Hans Rosling propõe uma nova explicação radical da razão pela qual aquilo acontece. Revela os dez instintos que distorcem a nossa perspetiva até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar). Factfulness é um livro urgente e essencial, que mudará a forma como vemos o mundo e que nos permitirá responder às crises e oportunidades do futuro.

Sinopse: Quando fazemos perguntas simples acerca de tendências globais – qual a percentagem da população mundial que vive na pobreza; qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar; quantas raparigas completam os estudos – obtemos respostas sistematicamente erradas. Tão erradas que um chimpanzé que escolhesse as respostas ao acaso faria melhor do que professores, jornalistas, investidores e laureados com o Prémio Nobel. Neste livro, o professor de Saúde Internacional e fenómeno global das conferências TED, Hans Rosling – juntamente com os seus colaboradores de longa data, Anna e Ola –, propõe uma nova explicação radical da razão pela qual aquilo acontece. Revelam os dez instintos que distorcem a nossa perspetiva – desde a nossa tendência para dividirmos o mundo em dois campos (em geral, uma versão do «nós e eles») até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar). O nosso problema é não sabermos o que não sabemos, e mesmo as nossas conjeturas são determinadas por preconceitos inconscientes e previsíveis. Afinal de contas, o mundo, com todas as suas imperfeições, está em muito melhor estado do que aquilo que poderíamos pensar. Isso não significa que não existam preocupações reais. Mas, quando nos preocupamos com tudo a todo o momento, em vez de adotarmos uma visão do mundo baseada em factos, podemos perder a nossa capacidade para nos focarmos nas coisas que mais nos ameaçam. Factfulness é um livro urgente e essencial, que mudará a forma como vemos o mundo e que nos permitirá responder às crises e oportunidades do futuro.

Sobre o autor: Hans Rosling foi médico, professor de Saúde Internacional e educador público de nomeada. Foi conselheiro da Organização Mundial de Saúde e da UNICEF e cofundador dos Médécins Sans Frontières e da Gapminder Foundation. As suas conferências TED foram vistas mais de 35 milhões de vezes e fez parte da lista da Times das cem pessoas mais influentes do mundo. Hans morreu em 2017, tendo dedicado os últimos anos de vida à escrita deste livro.

Sobre Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund: Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund, filho e nora de Hans, são cofundadores da Gapminder e Ola foi seu diretor de 2005 a 2007 e de 2010 até hoje. Depois de a Google ter adquirido a Trendalyzer, a ferramenta de gráficos de bolhas inventada e desenhada por Anna e Ola, este tornou-se diretor da Google’s Public Data Team e Anna a designer da equipa sénior de experiência do utilizador (UX). Ambos receberam prémios internacionais pelo seu trabalho.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.