Home / Artigos / Balanço Mensal – Janeiro 2019

Balanço Mensal – Janeiro 2019

Os livros lidos em janeiro foram os seguintes: 

Olho para as minhas leituras de janeiro e sinto-me muito contente. Li dentro de géneros muito variados, com excelentes leituras pelo meio. O ponto alto do mês foram provavelmente os dois livros de Stephen King, que li e adorei. Sinto que começa aqui uma feliz história de amor entre mim e este escritor, porque quero mesmo muito continuar a descobrir a sua obra. Também gostei muito de descobrir o autor português Joel Neto e a escritora espanhola Rosa Montero; felizmente tenho mais livros de ambos na minha estante, por isso posso continuar a explorar a sua obra. Duas das leituras foram audiobooks, que estou a tentar voltar a introduzir na minha rotina (está a correr muito bem, diga-se de passagem!).

Livros lidos em 2019: 9
Total de páginas lidas no mês: 3.006
Total de páginas lidas em 2019: 3.006
Média de páginas por livro em 2019: 334
Média de páginas lidas por dia em 2019: 97

Um dos meus objetivos para 2019 é reduzir a compra de livros. Para já, está a correr lindamente, porque consegui passar todo o mês de janeiro sem ceder a tentações – e elas foram várias. Recebi, no último dia de janeiro, um livro de parceria.

  • O Meu Livro dos Mantras, de Tanaaz Chubb (Arena)

  • Ler 52 livros. Isto dá um livro por semana. Para já estou a ultrapassar a média, mas como sei que eventualmente se seguirão meses de menos leituras, dá para compensar
  • Ler os 6 livros a que me propus. Ainda não li nenhum dos livros desta lista; irei incluir o primeiro na TBR de fevereiro.
  • Reduzir a pilha de livros por ler. Em janeiro, li 7 livros da pilha e houve apenas uma entrada. O balanço é -6 livros.
  • Ler o máximo de livros possível para o desafio Ultimate Popsugar Reading Challenge. Para já, consegui preencher 6 das 50 categorias deste desafio. Considero o progresso positivo.
  • Projeto “Lusiteratura. Em janeiro, li A vida no campo, de Joel Neto, dentro da categoria “Livre”.

Em 2019, decidi fazer uma pilha de livros para cada mês. A ideia não é ler esses livros em exclusivo, mas antes declarar que, entre outros, pretendo lê-los. No final de cada mês, mostrarei o resultado. Dos 5 livros que escolhi para janeiro, só não li Uma Educação, de Tara Westover, que ficará para o mês de fevereiro. 

Para fevereiro, esta é a minha pilha:

Vamos ver como correr. Bom fevereiro para todos!


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.