Home / 4/5 / Opinião: Sangue & Fogo – Vol. 1 – Parte 1 | George R.R. Martin

Opinião: Sangue & Fogo – Vol. 1 – Parte 1 | George R.R. Martin

Autor: George R.R. Martin
Ilustrador: Doug Wheatley
Título Original:
  Fire & Blood (2018)
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 392
ISBN: 9789897731365
Tradutor: Jorge Candeias
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: A emocionante história dos Targaryen ganha vida neste trabalho magistral do autor de As Crónicas de Gelo e Fogo. Séculos antes dos acontecimentos de A Guerra dos Tronos, a Casa Targaryen – a única família de dragonlords a sobreviver à perdição de Valyria – fez de Pedra do Dragão a sua residência. Sangue e Fogo inicia a sua narração com a história do lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e prossegue com o relato das gerações de Targaryen que lutaram para manter o icónico trono, até à guerra civil que praticamente destruiu esta dinastia. O que aconteceu realmente durante a Dança dos Dragões? Porque se tornou tão perigoso visitar Valyria depois da perdição? Qual a origem dos três ovos de dragão de Daenerys? Estas são apenas algumas questões a que esta obra essencial dá resposta pela mão de um reconhecido mestre da Cidadela e das oitenta ilustrações a preto e branco. Sangue e Fogo apresenta, pela primeira vez, o relato completo da dinastia Targaryen, permitindo uma compreensão perfeita da fascinante, dinâmica e por vezes sangrenta história de Westeros.

Opinião: Enquanto esperamos (e desesperamos) pela continuação d’As Crónicas de Gelo e Fogo, felizmente vamos tendo aqui e ali forma de matar as saudades de Westeros. Sangue & Fogo, que deverá contar com dois volumes no original, propõe-se a contar a história da dinastia Targaryen, que chegou a Westeros cerca de 300 anos antes dos acontecimentos que estamos a acompanhar n’As Crónicas de Gelo e Fogo. É importante notar que, em Portugal, a editora Saída de Emergência optou por dividir o primeiro volume original em duas partes, sendo que a segunda irá chegar às livrarias já no início do próximo mês.

Esta primeira parte narra os acontecimentos que vão desde a chegada de Aegon, o Conquistador, a Westeros e do estabelecimento dos Targaryen como soberanos dos Sete Reinos, ao final do reinado de Jaehaerys I, cerca de 100 anos depois . A conquista foi feita a custo de várias guerras, mas com o tempo – e, em especial, com o longo e unificador reinado de Jaehaerys I – as coisas pareceram acalmar. O livro está escrito como se se tratasse da história do Reino escrita pelos Meistres da Cidadela, cujo relato não se limita à descrição circunstancial dos eventos, adicionando-lhe amiúde comentários que acabam por dar ao relato um tom pessoal e, por vezes, humorístico.

Sangue & Fogo é um livro que se pode tornar bastante denso, devido à proliferação de nomes de personagens e de locais, bem como à complicada linha genealógica dos Targaryen, que tinham o costume de casar entre irmãos. Para isso, foi muito valiosa a inclusão da respetiva árvore genealógica no final do livro, que consultei com bastante frequência. Também adorei as ilustrações de Doug Wheatey, que ajudam  o leitor a visualizar personagens e eventos, dando à história relatada no livro um realismo muito bem vindo. Apesar da necessidade de algum nível de atenção ao longo da leitura, lê-se como se de um verdadeiro livro de História se tratasse, ajudando a expandir e a consolidar este mundo ficcional. Deixo ainda a nota que, nesta primeira parte, temos pistas sobre a origem dos três ovos de dragão que foram parar às mãos de Daenerys, séculos depois. 

No final de contas, parece-me que Sangue & Fogo tem imenso potencial para agradar aos fãs d’As Crónicas de Gelo e Fogo, que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre a história ficcional de Westeros e, em particular, sobre a famosa e peculiar família Targaryen. Aguado ansiosamente a segunda parte!

Classificação: 4/5 – Gostei Muito


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.