Autor: Ayọ̀bámi Adébáyọ̀
Título Original: Stay with Me (2017)
Editora: Elsinore
Páginas: 288
ISBN: 9789898864437
Tradutor: Luís Filipe Mochila
Origem: Comprado
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: Uma das coisas mais positivas que os livros nos podem trazer é o contacto com realidades que, de outro modo, dificilmente conheceríamos. Ainda que não seja uma decisão consciente que pretendo implementar nos próximos tempos, acho importante sairmos da bolha dos autores anglo-saxónicos que, por vários motivos, tendemos a ler com maior frequência. Foi por isso e pelas boas opiniões que fui vendo que decidi comprar e ler este livro.
Fica Comigo inicia-se em 2008, quando Yejide é convidada pelo ex-marido para comparecer ao funeral do pai dele. Este acontecimento faz com Yejide recorde o passado complicado dos dois, levando o leitor aos anos 1980 e ao início da sua relação. Yejide e Akin apaixonaram-se rapidamente e casaram pouco depois, mas a pressão social para terem filhos foi fazendo com que o casamento dos dois desmoronasse aos poucos. Ainda que ela tivesse uma personalidade rebelde, não conseguiu evitar a subjugação à vontade da família do marido, que começava a desesperar pela falta de descendentes. É aqui que o leitor percebe o impacto da sociedade e dos costumes neste país, onde a poligamia continua nos dias de hoje a ser legal, num terço dos estados nigerianos, predominantemente no norte do país. Por isso, perante a incapacidade de gerar um filho, a família de Akin arranjou outra mulher para ele.
O livro aborda a relação entre estas duas pessoas e a forma como é profundamente condicionada pelo contexto social e pelas tradições enraizadas na Nigéria. Aqui e ali, o leitor vai tendo vislumbres da situação política do país nas décadas de 1980-90, mas se não tiver já algum tipo de conhecimento acerca da história da Nigéria não me parece que este livro traga grande valor acrescentado neste aspeto. Acho sinceramente que o livro teria ganho maior profundidade se o contexto político tivesse sido mais explorado, mas tenho noção que isto se trata de uma questão de gosto pessoal. No que toca ao desenvolvimento das personagens e do relacionamento entre elas, penso que o livro está bastante bem conseguido; o leitor sente-se envolvido na história e as reviravoltas no enredo conseguem mantê-lo interessado ao longo de toda a narrativa – ainda que, amiúde, tenha ficado com a sensação de um pouco de drama a mais.
No final de contas, foi um livro de que gostei muito. Sem ter correspondido plenamente às minhas expectativas, é um livro bem escrito, com personagens bem desenvolvidas, e que proporciona ao leitor uma oportunidade de conhecer um pouco mais da vida na Nigéria, tão diferente daquela que conhecemos. Recomendo!
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante