Home / Novidades / Novidade Contraponto | A Alma dos Lugares, de Colin Ellard

Novidade Contraponto | A Alma dos Lugares, de Colin Ellard

Título: A Alma dos Lugares
Autor: Colin Ellard
Pág.: 288
Data de Lançamento: 11.01.2019
Comprar aqui (link afiliado)

Todos nós, em algum momento, já experimentámos as mais variadas sensações e sentimentos quando inseridos num determinado ambiente ou espaço. Colin Ellard, professor universitário, especializado em neurociência cognitiva e autor de referência no estudo da psicogeografia, uma disciplina que cruza psicologia, arquitetura e geografia, mostra através do livro A Alma dos Lugares que não é uma mera sensação, que de facto a paisagem e o ambiente alteram o comportamento e influenciam as tomadas de decisão.

Estudos científicos revelam que a exposição a determinados ambientes exerce influência sobre o que sentimos, sobre nós mesmos ou sobre a forma como tratamos os outros, tendo até mesmo a capacidade de mudar a perceção que temos sobre a passagem do tempo. Não é por acaso que quando confrontados com cenários grandiosos ou fenómenos naturais de grande impacto sejamos levados a fazer uma reavaliação do relacionamento com o universo e a vida, ou quando se visita um centro comercial se entre num estado quase hipnótico e de menor comedimento, com vontade de gastar dinheiro, ou quando se passeia por um mercado de rua urbano a fervilhar de artigos coloridos e deliciosos aromas de comida isso desperte uma sensação de boa disposição. «A subtileza e a mestria com que cada experiência humana pode ser influenciada por cenários construídos nunca foram maiores do que agora. Não só os projetistas e arquitetos têm à sua disposição a variedade mais ampla de materiais e métodos que jamais houve, como também há uma ingerência cada vez maior dos princípios de orientação das ciências humanas – sociologia, psicologia, ciência cognitiva e neurociência – no mundo aplicado do design», explica o autor no livro.

Sinopse: O meio envolvente tem uma influência decisiva no ser humano. Afeta os nossos pensamentos, as nossas emoções e a nossa resposta física, quer nos sintamos deslumbrados pelo Grand Canyon ou pela Basílica de São Pedro, em pânico numa sala lotada, ou tentados nos casinos e nos centros comerciais. Em A Alma dos Lugares, o psicólogo e investigador na área da neurociência Colin Ellard explica como as nossas casas, os nossos locais de trabalho, as cidades que habitamos e, claro, a natureza nos vêm influenciando ao longo da história, e dá conta de como o cérebro e o corpo respondem de forma diferente aos espaços reais e virtuais. Neste livro fascinante, publicado em vários países, este especialista na dinâmica entre a psicologia, a arquitetura e a geografia – a que chama psicogeografia – analisa também a influência que as tecnologias têm no meio envolvente, questionando o leitor sobre o tipo de mundo que estamos a criar. A Alma dos Lugares é um livro imprescindível para entendermos o nosso tempo e aquilo que somos.

Sobre o autor: Colin Ellard é professor de psicologia, especializado em neurociência cognitiva, na Universidade de Waterloo, no Canadá. Depois de se ter dedicado ao estudo da função espacial da neurociência em animais, passou a investigar a interação entre os humanos e o seu meio envolvente. Analisa os efeitos emocionais da arquitetura, no contexto da qual se dedica a compreender a influência que os meios físicos e imersivos, como a realidade virtual, têm sobre as pessoas. É o autor de referência no estudo da psicogeografia, cujo objetivo é a compreensão do efeito psicológico do design urbano e do stresse próprio das grandes cidades no ser humano..


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.