Home / Novidades / Novidade Companhia das Letras | A Noite da Espera, de Milton Hatoum

Novidade Companhia das Letras | A Noite da Espera, de Milton Hatoum

Título: A Noite da Espera
Autor: Milton Hatoum
Pág.: 279
Data de Lançamento: 15.01.2019
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Paris, 1978: Martim prepara-se para, escrevendo um diário, recuperar a memória dos tempos que viveu em Brasília. Submerso em cadernos, fotografias, folhas soltas, guardanapos rabiscados, cartas e diários de amigos, vai revivendo e recompondo os anos da sua formação, anos plúmbeos de feroz ditadura, anos auspiciosos de novidade. Nos anos 1960, muito jovem, Martim vê os pais separarem-se, sem que chegue a conhecer o verdadeiro motivo para a cisão. Muda-se então de São Paulo para Brasília com o pai. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um grupo de adolescentes de contextos sociais e familiares diversos. Une-os um projecto cultural e a luta contra o cerco do regime. Com eles, graças a eles, vai descobrindo o amor, o sexo, a amizade, a poesia, a literatura, a política e o medo. Pairando sobre o fulgor da descoberta há duas nuvens negras ensombrecendo a vida de Martim: a da repressão política dos anos mais duros da ditadura; e a dor da separação da mãe. O vazio aberto pelas cartas que a mãe não lhe escreve, pelos gestos de amor que não lhe estende, pelo reencontro ansiado e adiado, não pode ser preenchido pelo pai, com quem vive uma relação problemática, fria, entrecortada. O fardo desta ausência – noite longa de vigília – acompanhará Martim mesmo quando ele procurar o consolo do exílio em Paris.

Sobre o autor: MILTON HATOUM nasceu em Manaus, Amazónia, em 1952. Estudou Arquitectura em São Paulo. Viveu em Madrid e Barcelona e fez pós-graduação na Sorbonne, em Paris. Regressou a Manaus em 1984, onde passou a leccionar literatura francesa na Universidade Federal do Amazonas. Foi também professor convidado na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Regressou a São Paulo em 1999. Na ficção estreou-se em 1989 com Relato de um certo Oriente, vencedor do Prémio Jabuti de Melhor Romance. Dois irmãos é o seu segundo romance, também vencedor do Prémio Jabuti. Com o romance Cinzas do norte, mereceu mais um Jabuti, além do Prémio Portugal Telecom e APCA, atribuído pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Tem ainda publicados uma novela – Orfãos do Eldorado – e um livro de crónicas – Um solitário à espreita. A noite da espera é o primeiro volume da trilogia O lugar mais sombrio. Na Companhia das letras Portugal estão publicados Relato de um certo Oriente, Dois irmãos e A noite da espera.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.