Home / Novidades / Novidade A Esfera dos Livros | Os Cinco Pilares da PIDE, de Irene Flunser Pimentel

Novidade A Esfera dos Livros | Os Cinco Pilares da PIDE, de Irene Flunser Pimentel

Título: Os Cinco Pilares da PIDE
Autor: Irene Flunser Pimentel
Pág.: 504
Data de Lançamento: 29.01.2019
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: A Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), depois apelidada de Direcção-Geral de Segurança (DGS), foi responsável pela repressão de todas as formas de oposição ao Estado Novo. Vigiou, prendeu, torturou, censurou. Espalhava o medo entre os portugueses e actuava sobre aqueles que ousavam falar, criticar e agir contra o regime ditatorial. Perceber quem eram estes pilares, a sua ascendência, as suas convicções, a forma como entraram para a PIDE, como subiram na carreira, como reagiram perante determinadas situações, bem como viveram o pós-25 de Abril, é também perceber a história da PIDE/DGS, pois uma instituição é sobretudo o que os seus responsáveis fazem dela. A investigadora Irene Flunser Pimentel dá aqui uma perspectiva inovadora e essencial para compreender a História Contemporânea de Portugal.

Sobre a autora: Irene Flunser Pimentel é doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Elaborou diversos estudos sobre o Estado Novo, o período da Segunda Guerra Mundial, a situação das mulheres e a polícia política durante a ditadura de Salazar e Caetano. É investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL) e tem uma vasta obra editada no campo da História Contemporânea. Em 2007, recebeu o Prémio Pessoa, atribuído pelo Expresso e pela Unysis.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.