Sou completamente adepta de oferecer livros infantis como prenda de aniversário ou de Natal. Nos dias que correm, por norma os miúdos recebem montes de brinquedos e alguma roupa, mas ainda vão sendo poucas as pessoas que optam por oferecer livros. Achei que era boa ideia partilhar convosco uma lista de 5 livros infantis de que gostamos particularmente lá em casa e que poderão servir como sugestão de prenda para o Natal que se aproxima. Cá vai:
- Não Abras este Livro, de Andy Lee. Não imaginam a quantidade de vezes que o meu filho pede este livro como “história” antes de dormir. Temos particular gosto por livros interativos, que permitem que a criança participe daquilo que está a ler. Este em concreto ganha pontos pelo constante pedido para não se virar a página que tem, como devem imaginar, o efeito contrário.
- Um Livro, de Hervé Tullet. O primeiro contacto com este livro foi no âmbito de uma atividade na nossa biblioteca da zona de residência. Mais um livro interativo, cheio de cor e muito imaginativo. Temos outros do mesmo autor, Oh, um Livro com Sons!, mas este continua a ser o preferido.
- Damião – a Toupeira Furacão, de Anna Llenas. Este livro já tem opinião por aqui e é também um dos nossos preferidos. Acho que o meu filho se revê no Damião, pela inquietude do pequeno e pela forma como consegue lidar com ela. Graficamente é interessante pelo cruzamento entre ilustrações e composições de cartão.
- Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes – Volume 1 e Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes – Volume 2, de Francesca Cavallo e Elena Favilli. Não me canso de elogiar estes livros, ambos com opiniões no blogue (aqui e aqui). Ainda que o inclua nesta lista de livros infantis, porque considero que são excelentes para crianças, acho que são, acima de tudo, livros para todas as idades.
- Minúsculos – O Mundo Invisível dos Micróbios, de Nicola Davies. Este é o livro ideal para os pequenos curiosos com o mundo que os rodeia. É um livro fascinante, mesmo para crianças que ainda não saibam ler. Podem ler a minha opinião aqui.