Autor: Maria Isabel Sánchez Vegara
Ilustrações: Gee Fan Eng (Frida Kahlo) e Natascha Rosenberg (Teresa de Calcutá)
Editora: Nuvem de Tinta
Páginas: 32
ISBN: 9789896656645/9789896656652
Tradutor: Vasco Gato
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (links afiliados): Frida Kahlo / Teresa de Calcutá
Sinopse [Frida Kahlo]: Um trágico acidente mudou tudo para a pequena Frida Kahlo. Presa a uma cama, deu asas à imaginação e libertou-se através da arte: o sonho de se tornar uma grande pintora transformou a sua vida numa lição de irreverência e independência para todos nós.
Opinião: A colecção “Meninas Pequenas, Grandes Sonhos“, que já conta com quatro títulos publicados em Portugal, propõe-se a apresentar aos mais novos a vida de algumas das mulheres mais notáveis da história. O conceito foi originalmente criado pela espanhola Maria Isabel Sánchez Vegara, a que se juntou um ilustrador diferente em cada livro, dando origem a simples versos que dão conta dos aspetos mais importantes da vida destas mulheres.
Para além do óbvio interesse em dar a conhecer a vida destas mulheres aos mais novos – e, quem sabe, dar-lhes uma fonte de inspiração – estes livros brilham pelas ilustrações vívidas e, nos dois livros que tive oportunidade de ler, completamente adequadas aos principais valores pelos quais estas mulheres se regeram e à forma como viveram as suas vidas. As ilustrações em “Teresa de Calcutá” evocam sentimentos de ternura, facilmente associados à bondade que marcou os anos em que esteve entre nós; em “Frida Kahlo”, é notória a marca de rebeldia e excentricidade que a pintora mexicana imprimiu à sua vida. Não posso deixar de referir uma outra publicação recente sobre a sua vida, que adorei: Frida Kahlo – Uma Biografia.
Para além de Teresa de Calcutá e Frida Khalo, podem também encontrar nas livrarias portuguesas os volumes dedicados a Anne Frank e a Amelia Earhart. Se ainda andam à procura de um bom presente de Natal para crianças em idade de escolaridade primária, aqui ficam duas sugestões que me parecem excelentes.