Home / Artigos / Blogmas 2018 – Dia 21 | TAG: Bookish Christmas

Blogmas 2018 – Dia 21 | TAG: Bookish Christmas

Hoje trago-vos uma TAG que vi no blogue da Raquel, relacionada com o Natal. Aproveito para vos sugerir visitarem este blogue, que também está a participar na iniciativa “Blogmas”.

  • Father Christmas: “um livro que recebeste em criança e que o guardas até hoje“. Vários da coleção “Uma Aventura”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O primeiro deles, “Uma Aventura na Cidade”, tem as ilustrações pintadas por mim há muitos anos e está também autografado pela Ana Maria Magalhães.
  • The Ghost of The Christmas Past:um livro ou uma série de livros que gostas de reler todos os anos, na época de natal“. Não tenho nenhuma tradição de leitura natalícia.
  • Christmas Tree:uma série que fica melhor com cada livro novo lançado“. Foi engraçado pensar numa resposta a esta questão e perceber que, ultimamente, não tenho lido tantas séries quanto costumava ler. Terei de escolher a última série de livros publicada pela Robin Hobb, no universo dos Seis Ducados, com Fitz como protagonista. Ainda não li o último livro da série, A Viagem do Assassino, mas deverá estar para breve.
  • Friends and Family: “um livro com personagens fantásticas”: não vou escolher um livro, mas sim uma série. A série “Mortal”, da J.D. Robb (pseudónimo de Nora Roberts) é uma companheira de muitas aventuras. Aprendi a gostar daquelas personagens todas como amigos, e é sempre bom lá regressar.
  • Decorations:um livro com uma capa lindíssima que expões orgulhosamente na tua estante“. Ainda está por ler, mas gosto muito não só da capa de Um Gentleman em Moscovo, de Amor Towles, como desta edição, que é em capa dura e tem uns dourados muito bonitos.
  • Christmas Cards: “um livro com uma mensagem importante”. Todos Devemos Ser Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie. Penso que o título é auto-explicativo, mas nunca será demais reforçar a importância da educação para o feminismo, ainda mais nos dias que correm. Podem ler a minha opinião aqui.
  • Ice and Snow:um livro que esperavas adorar, mas que acabaste por não gostar“. Este está muito fresco, e por isso foi o primeiro de que me lembrei. A Nossa Vida em Sete Dias deixou bastante a desejar. Podem ler a minha opinião aqui.
  • Christmas Lunch:um livro que parecia intimidante mas que valeu a pena“. Não tive de pensar muito para responder a esta questão: Moby Dick. Antes de o ler, tinha uma ideia completamente errada do como iria ser ler este livro. Surpreendentemente fácil de ler – ainda que passível de se tornar aborrecido aqui e ali – foi um livro que adorei
  • Mince Pies:um livro que achaste doce e satisfatório“. A Avó e a Neve Russa, de João Reis. Mascarado com uma aparente simplicidade, este livro mistura, em doses acertadas, amor incondicional, humor, inocência, fé e as dores do crescimento. 
  • Presents:um livro que gostarias de dar a todas as pessoas para que elas o lessem“. Já falei tantas vezes destes livros, mas continuo a achar que nunca é demais: Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes (volume 1 e volume 2), de Elena Favilli e Francesca Cavallo. Maravilhosos, ambos.
  • Spreading the Festive Cheer:identifica amigos para ajudar a espalhar o amor por livros“. Não vou escolher ninguém; deixo a quem quiser responder a liberdade para o fazer.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.