Home / Artigos / Blogmas 2018 – Dia 19 | 10 Canais Literários

Blogmas 2018 – Dia 19 | 10 Canais Literários

Depois de ter feito um post sobre os 10 blogues literários que atualmente mais gosto de ler, achei que teria toda a lógica partilhar convosco os 10 canais literários do Youtube que vejo com maior gosto. Sei que já vos falei do Booktube no início deste ano, e na altura deixei-vos uma lista de canais que estava a seguir/descobrir; entretanto passou-se cerca de um ano e vários canais foram surgindo, outros deixei de seguir ou deixaram de publicar vídeos. Então, penso que é relevante fazer uma lista dos meus 10 canais preferidos da atualidade, que incluem alguns feitos por pessoas de outros países. Aqui ficam, sem ordem de preferência:

  1. a outra mafalda: a Mafalda faz, normalmente, vídeos mais longos, mas eu vejo todos. Ela lê um pouco de tudo, com especial destaque para a a ficção especulativa. 
  2. Books and Movies: gosto muita da autenticidade do canal da Dora e vejo sempre os vídeos dela, ainda que por vezes as minhas opiniões sobre os mesmos livros não sejam coincidentes.
  3. Tatiana Feltrin: será a booktuber com mais subscritores em todo o Youtube? Se não for anda perto disso, e penso que merece a quantidade de seguidores. Para além de ler livros muito interessantes, consegue quase sempre fazer opiniões estruturadas e bem desenvolvidas.
  4. Jardim de Mil Histórias: o canal da Isa foi dos primeiros que segui e continuo a gostar muito do trabalho que ela faz por lá. Entre opiniões, conversas, vlogs e tags, é um canal que se tem mantido bastante dinâmico e variado.
  5. The Book Castle: este é, provavelmente, o canal internacional que mais gosto de seguir. A Alice é norueguesa, mas quem a ouve falar não diria. Revejo-me nos gostos dela e aprecio o seu poder de síntese quando fala sobre o que lê.
  6. Ler Antes de Morrer: o canal da Isabella Lubrano é brasileira e faz uns vídeos super bem informados, nos quais invariavelmente temos contextualização da obra e análise detalhada. Gosto muito da forma como se expressa.
  7. Aprendiz de Leitor: o Hugo é capaz de ser o booktuber português com os gostos mais parecidos com os meus. Aprecio muito as opiniões que vai partilhando e já segui várias das suas sugestões.
  8. BooksandLala: tenho tido uma relação engraçada com este canal, porque não o sigo com muita regularidade, mas aprecio imenso a autora. A Lala é canadiana e não tem propriamente os gostos muito coincidentes com os meus, mas admiro a personalidade e a originalidade dela. 
  9. The Fond Reader: não descobri o canal da Silvéria há muito tempo, mas gosto de ouvi-la falar sobre os livros que lê e sobre outras coisas relacionadas com o mundo dos livros, porque o faz com bastante eloquência e boa disposição.
  10. Linked Books: A Cristina já tem blogue há vários anos, mas penso que o seu canal será bastante mais recente. As leituras dela seguem, na generalidade, um conceito engraçado, que é o de encontrar referências num livro a outro livro, seguir para essa leitura e daí em diante. Gosto muito de a ouvir falar.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.