Home / Artigos / Blogmas 2018 – Dia 12 | 20 Factos Literários Sobre Mim

Blogmas 2018 – Dia 12 | 20 Factos Literários Sobre Mim

  1. Os meus livros estão, maioritariamente, organizados por editora. Testei vários métodos de arrumação antes de chegar a este que já utilizo há vários anos. As exceções são os livros que tenho por ler oriundos de parcerias, que estão todos juntos por questões práticas.
  2. Já tive 3 Kindles. O primeiro perdi-o (chorei baba e ranho); o segundo era igual e veio para compensar essa perda; o terceiro, que uso atualmente, é o Kindle Paperwhite 2 que tenho há cerca de 5 anos.
  3. Ganhei o hábito de colocar post-its (daqueles fininhos) a marcar citações nos livros que vou lendo. Mas não o faço em todos: em 95% das vezes, já sei em que livros vou precisar dos post-its antes de os começar a ler.
  4. Gosto de ler mais que um livro ao mesmo tempo. Varia bastante, mas normalmente faço isto quando um dos livros é mais pesado e dificilmente transportável, ou mais exigente a nível de complexidade.
  5. Gosto muito de audiobooks, mas não me parece que qualquer livro se disponha a isso. Sinto-me mais à vontade em ouvir romances/policiais ou então em releituras. Já publiquei aqui no blogue um texto sobre os audiobooks.
  6. Continuo a achar curioso, e de certo modo a orgulhar-me, que os meus gostos literários se tenham vindo a alterar ao longo dos anos. Sinto que isso é sinal de evolução. Não é que considere que agora leio melhores livros, apesar de isso ser provavelmente verdade; a questão é que agora sinto necessidade de ler coisas diferentes e isso dá-me a sensação que não estagnei.
  7. Sei exatamente quais os livros que emprestei e a quem, e que nunca mais voltaram à casa-mãe. Mas não tenho coragem de os pedir de volta.
  8. Pessoas que dizem que não lêem porque não têm tempo ou que não gostam de ler: sim, estou a julgar-vos. É mais forte do que eu.
  9. Compro mais livros do que deveria. Assumo tudo. Gostava de ser mais racional neste aspeto, mas na verdade é o único vício que tenho.
  10. Na sequência do ponto 9: tenho mais de 600 livros em casa à espera de serem lidos.
  11. Nunca me arrependi de ter criado este blogue; aliás, é das coisas pelas quais estou mais grata na minha vida, por todos os motivos e mais alguns.
  12. Arrepio-me só de pensar em dobrar páginas de livros para marcar a leitura, mas não me choca escrever e sublinhar em livros (ainda que raramente o faça).
  13. Muito raramente abandono um livro. Neste momento, tenho apenas 10 livros marcados com “dnf” (did not finish) no Goodreads.
  14. Por falar em Goodreads, este é sem dúvida alguma o meu site literário preferido. Uso-o regularmente desde 2008, e tenho lá o registo de todas as minhas leituras desde então, com as respetivas classificações e opiniões que escrevi. Há uma coisa em particular que adoro, que é a possibilidade de atribuir etiquetas várias aos livros; isto possibilita, por exemplo, saber facilmente quantos livros da minha TBR são de autores portugueses, ou clássicos, ou mesmo de autores portugueses clássicos.
  15. Tenho uma ligeira obsessão com coleções numeradas, não me perguntem porquê. Por isso, fiz a coleção toda “Clássicos para Leitores de Hoje“, da Relógio d’Água, tendo mesmo comprado os livros que já tinha, e estou a fazer as coleções “Miniatura” e “Vampiro” da Livros do Brasil.
  16. Nos últimos tempos, ando particularmente interessada em livros de não-ficção, de um modo geral. Tenho muita vontade de aprender o máximo sobre o que me rodeia.
  17. Há quem use qualquer coisa como marcador, mas eu não consigo. Preciso de um marcador mesmo, e agora que comprei marcadores destes não quero mais nada.
  18. Consigo ler facilmente numa viagem de carro, autocarro, comboio, avião, etc. sem enjoar. O meu maior problema é mesmo conseguir manter-me acordada.
  19. Ando sempre com pelo menos um livro na mala, mesmo que saiba que não vou ter tempo para ler. Nunca se sabe, certo?
  20. Já li mais de 1.000 livros na minha vida. É muito, é pouco? Não sei, mas é um número que me deixa orgulhosa.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.