- Os meus livros estão, maioritariamente, organizados por editora. Testei vários métodos de arrumação antes de chegar a este que já utilizo há vários anos. As exceções são os livros que tenho por ler oriundos de parcerias, que estão todos juntos por questões práticas.
- Já tive 3 Kindles. O primeiro perdi-o (chorei baba e ranho); o segundo era igual e veio para compensar essa perda; o terceiro, que uso atualmente, é o Kindle Paperwhite 2 que tenho há cerca de 5 anos.
- Ganhei o hábito de colocar post-its (daqueles fininhos) a marcar citações nos livros que vou lendo. Mas não o faço em todos: em 95% das vezes, já sei em que livros vou precisar dos post-its antes de os começar a ler.
- Gosto de ler mais que um livro ao mesmo tempo. Varia bastante, mas normalmente faço isto quando um dos livros é mais pesado e dificilmente transportável, ou mais exigente a nível de complexidade.
- Gosto muito de audiobooks, mas não me parece que qualquer livro se disponha a isso. Sinto-me mais à vontade em ouvir romances/policiais ou então em releituras. Já publiquei aqui no blogue um texto sobre os audiobooks.
- Continuo a achar curioso, e de certo modo a orgulhar-me, que os meus gostos literários se tenham vindo a alterar ao longo dos anos. Sinto que isso é sinal de evolução. Não é que considere que agora leio melhores livros, apesar de isso ser provavelmente verdade; a questão é que agora sinto necessidade de ler coisas diferentes e isso dá-me a sensação que não estagnei.
- Sei exatamente quais os livros que emprestei e a quem, e que nunca mais voltaram à casa-mãe. Mas não tenho coragem de os pedir de volta.
- Pessoas que dizem que não lêem porque não têm tempo ou que não gostam de ler: sim, estou a julgar-vos. É mais forte do que eu.
- Compro mais livros do que deveria. Assumo tudo. Gostava de ser mais racional neste aspeto, mas na verdade é o único vício que tenho.
- Na sequência do ponto 9: tenho mais de 600 livros em casa à espera de serem lidos.
- Nunca me arrependi de ter criado este blogue; aliás, é das coisas pelas quais estou mais grata na minha vida, por todos os motivos e mais alguns.
- Arrepio-me só de pensar em dobrar páginas de livros para marcar a leitura, mas não me choca escrever e sublinhar em livros (ainda que raramente o faça).
- Muito raramente abandono um livro. Neste momento, tenho apenas 10 livros marcados com “dnf” (did not finish) no Goodreads.
- Por falar em Goodreads, este é sem dúvida alguma o meu site literário preferido. Uso-o regularmente desde 2008, e tenho lá o registo de todas as minhas leituras desde então, com as respetivas classificações e opiniões que escrevi. Há uma coisa em particular que adoro, que é a possibilidade de atribuir etiquetas várias aos livros; isto possibilita, por exemplo, saber facilmente quantos livros da minha TBR são de autores portugueses, ou clássicos, ou mesmo de autores portugueses clássicos.
- Tenho uma ligeira obsessão com coleções numeradas, não me perguntem porquê. Por isso, fiz a coleção toda “Clássicos para Leitores de Hoje“, da Relógio d’Água, tendo mesmo comprado os livros que já tinha, e estou a fazer as coleções “Miniatura” e “Vampiro” da Livros do Brasil.
- Nos últimos tempos, ando particularmente interessada em livros de não-ficção, de um modo geral. Tenho muita vontade de aprender o máximo sobre o que me rodeia.
- Há quem use qualquer coisa como marcador, mas eu não consigo. Preciso de um marcador mesmo, e agora que comprei marcadores destes não quero mais nada.
- Consigo ler facilmente numa viagem de carro, autocarro, comboio, avião, etc. sem enjoar. O meu maior problema é mesmo conseguir manter-me acordada.
- Ando sempre com pelo menos um livro na mala, mesmo que saiba que não vou ter tempo para ler. Nunca se sabe, certo?
- Já li mais de 1.000 livros na minha vida. É muito, é pouco? Não sei, mas é um número que me deixa orgulhosa.
Tags Blogmas 2018