Home / Artigos / Blogmas 2018 – Dia 1 | 6 Livros para ler em 2019

Blogmas 2018 – Dia 1 | 6 Livros para ler em 2019

Já se sabe que nada como um bom desafio não cumprido para arranjar motivação a fazê-lo novamente, certo? No final de 2017, fiz uma lista de 12 livros que gostaria de ler em 2018 e a coisa correu bem até determinado ponto, mas depois chegou o bloqueio de leitura habitual por volta de abril/maio e foi tudo por água abaixo. Dos 12 livros da lista, apenas li 4 – de que gostei bastante, diga-se de passagem. Continuo a achar que este tipo de desafios traz mais coisas positivas do que negativas, e é por isso que quero voltar a propôr-me ler alguns livros em 2019, mas desta vez apenas 6, para não me sentir demasiado assoberbada com a tarefa em mãos. Desta vez, optei por escolher apenas clássicos e/ou livros que me parecem desafiantes. Aqui estão eles:

  1. Os Miseráveis (Vol. I e Vol. II), Victor Hugo. Já conheço os traços gerais desta história, e isto aconteceu de forma bastante curiosa. Quando era miúda, lia montes de banda desenhada, em especial do Tio Patinhas e companhia. Um dos Hiper Disney tinha a história de Os Miseráveis adaptada e eu adorava ler aquilo. Escusado será dizer que sempre tive vontade de ler a história original.
  2. Contos de São Petersburgo, Nikolai Gogol. Será desta que quebro o enguiço com os autores clássicos russos? Só tenho lido e ouvido coisas boas sobre os contos de Gogol, por isso estou apostada em gostar deste livro.
  3. Lincoln no Bardo, George Saunders. Este livro venceu o Man Booker Prize em 2017 e o seu carácter experimental fascina-me. Acho que vou gostar.
  4. HHhH, Laurent Binet. Outro livro que vem muito bem recomendado por pessoas cuja opinião prezo. Parece uma aposta segura.
  5. Mrs. Dalloway, Virginia Woolf. Virginia Woolf é daquelas autoras que considero, de certo modo, intimidantes. Não me perguntem porquê. Não sei se vou ou não gostar, mas certamente que depois vos conto tudo.
  6. As Benevolentes, Jonathan Litell. Este tem sido um dos livros mais elogiados no contexto da 2.ª Guerra Mundial. Parece ter todos os ingredientes para me agradar. Será que vai conseguir?

Já leram algum destes? Recomendam?


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.