Autor: Ricardo Araújo Pereira
Ano de Publicação: 2018
Editora: Tinta da China
Páginas: 150
ISBN: 9789896714536
Origem: Comprado
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: Estar Vivo Aleija é o mais recente livro de crónicas de Ricardo Araújo Pereira (RAP), que reúne as crónicas publicadas pelo humorista português na Folha de São Paulo, entre abril de 2017 e agosto de 2018.
Ainda que nem sempre concorde com as opiniões veiculadas por RAP, dá-me um imenso gozo ler o que escreve, pela forma sarcástica, perspicaz e acutilante com que aborda os vários temas. Estes são da mais variada índole, sobre coisas com maior ou menor importância no panorama geral do mundo; o que RAP consegue sempre é que, seja qual for o grau de importância que atribuamos ao tema sobre o qual discorre, o leitor fique com a sensação que o autor poderia escrever sobre a coisa mais desinteressante do mundo com uma graça ao alcance de poucos.
Tenho de confessar que gostei mais desta compilação de crónicas do que da anterior, Reaccionário com Dois Cês, precisamente porque o tom destes textos é menos incendiário, focando-se mais no humor, na observação de pequenos tiques e costumes da vida moderna, sem nunca esquecer a atualidade e as suas preocupações humanas. Aliás, são várias as vezes que RAP refere a sua avó, e no meio do humor com que o faz, é possível ver o carinho e a saudade que permanecem.
Li Estar Vivo Aleija num único dia. Deixei-me embalar por estes textos divertidos, que tiveram o condão de me fazer rir mas também de me emocionar. Recomendo!
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante