Autor: Tess Gerritsen
Título Original: Vanish (2005)
Série: Rizzoli & Isles #5
Editora: 11×17
Páginas: 474
ISBN: 9789722524728
Tradutor: Lídia Gerr
Origem: Empréstimo
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: Há mais de um ano que tinha lido o livro anterior desta série e, por isso, achei que este era o momento certo para retomar as aventuras da detetive Jane Rizzolli e da médica legista Maura Isles. Desta vez, o enredo tem um início bastante intrigante: no final de um dia de trabalho, Maura dirige-se à morgue para rever alguns aspetos pendentes e descobre que uma das pessoas que lá permanece ainda está viva. Esta mulher misteriosa é levada de imeadiato para o hospital e, quando desperta, foge e acaba por fazer vários reféns, entre os quais Jane Rizzoli que lá se encontrava para o parto iminente. E o mistério adensa-se: quem é esta mulher e porque fez um conjunto de reféns consigo? De quem é que ela foge e do que tem medo?
À medida que a narrativa avança, com ação a um ritmo frenético, vamos tendo capítulos intercalados, na primeira pessoa, de uma mulher oriunda de um país de Leste, que entrou nos Estados Unidos da América de forma ilegal, e que adivinhamos estar relacionada com a história da mulher encontrada na morgue com vida. E este acaba por ser o mote para uma história centrada no tráfico de mulheres e na sua exploração, tema que continua muito atual. Desaparecidas foge um pouco à linha dos livros anteriores, porque a narrativa não se centra propriamente num caso policial, tendo a autora optado por colocar as suas personagens principais no meio de um enredo que aborda um tema social e politicamente relevante.
Em Desaparecidas encontramos desenvolvimentos no que se refere à vida pessoal das protagonistas, como é habitual nestes livros, em especial de Jane Rizzoli no seu papel de mãe. Apesar de ainda muito no início, é curioso ver como encara a responsabilidade de ter um pequeno ser a seu cargo e como concilia esse papel com a extrema responsabilidade com que encara a sua profissão. Também temos oportunidade de aprofundar um pouco o que sabemos em relação ao marido de Jane, Gabriel, e de perceber um pouco melhor a dinâmica da relação entre os dois.
No final, fica uma sensação muito positiva. Sem ter sido o meu preferido da série, deixou-me a certeza que quero continuar a acompanhar as aventuras destas duas mulheres tão interessantes.
Classificação: 3/5 – Gostei
Opiniões de outros livros da série: