Autor: Klaus Hagerup
Ilustrador: Lisa Aisato
Título Original: Jenta som ville redde bøkene (2017)
Editora: Nuvem de Letras
Páginas: 64
ISBN: 9789896656287
Tradutor: Mário Semião
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: Como qualquer bibliófilo que se preze, adoro livros sobre livros e sobre pessoas que adoram livros. Por isso, é muito seguro que um livro intitulado A Menina que queria salvar os livros me agrade e contribua para reforçar ainda mais esta sensação de maravilhamento que sinto perante o ato da leitura.
Também Anna, quase a completar os seus 10 anos, vive no mundo dos livros. As personagens que povoam os livros que a acompanham tornam-se seus amigos (ou inimigos, consoante o caso) e ajudam-na a conhecer novos mundos e aventuras. Passa muito tempo na biblioteca e tem uma enorme afinidade com a Sr.ª Monsen, a bibliotecária, mas um dia descobre o que acontece aos livros que ninguém quer ler: são destruídos. E como isso não pode acontecer, Anna voluntaria-se para requisitá-los; no meio desses livros, descobre A Floresta Encantada, um livro que a cativa sobremaneira, mas que tem um grande problema: parece faltar-lhe a última página.
A partir deste misterioso livro, Anna descobre o poder da amizade e, acima de tudo, o mundo infinito de possibilidades que a vida, como uma boa história, possui dentro de si. Através desta história encantadora, o autor consegue realçar a importância que os livros e a leitura têm para a imaginação e para a experiência de uma vida mais rica. A Menina que Queria Salvar os Livros é, assim, um livro para todas as idades: os mais novos ficarão cativados pela forma ternurenta como esta história é contada; os mais velhos não deixarão de identificar-se com o amor de Anna pelos livros. No final, todos saem a ganhar.