Home / Novidades / Novidade Temas e Debates | Literatura Tradicional Portuguesa, de José Viale Moutinho

Novidade Temas e Debates | Literatura Tradicional Portuguesa, de José Viale Moutinho

Título: Literatura Tradicional Portuguesa
Autor: José Viale Moutinho
Pág.: 664
Data de Lançamento: 16.11.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Depois de O Livro Português das Fábulas, José Viale Moutinho traz-nos agora Literatura Tradicional Portuguesa, uma riquíssima obra ilustrada que reúne provérbios, contos, adágios, anexins, adivinhas, folclore religioso, quadras, obras de romanceiro e teatro popular, e que chegou às livrarias na sexta-feira, dia 16 de novembro. Literatura Tradicional Portuguesa agrupa textos ideais para ler à lareira (ou, como diz José Viale Moutinho na introdução do livro, “com as pantufas apostas num aquecedor a óleo ou no aconchego do ambiente proporcionado por um acumulador, ou através de um sistema central de ar condicionado!”): produzidos, revistos e aumentados ao longo dos séculos, constituindo sinais identitários da nossa antiquíssima tradição cultural, que a globalização não consegue apagar. Esta obra faz-nos redescobrir o nosso importante património cultural, dando voz ao povo português e à sua identidade. “A Aldeia Global não arreda estes sinais identitários considerados Literatura Tradicional (ou Popular, outra designação também corrente) de uma nação tão antiga como a nossa, nem sequer de qualquer região específica do país português (todas razoavelmente documentadas). Ao longo dos séculos, tais materiais têm sido produzidos, revistos e aumentados, conquanto este ou aquele esquecimento pela falta de resistência aos novos saberes do tempo provoque perplexidades aos mais desprevenidos”.

Sinopse: José Viale Moutinho abre a arca do tesouro da Literatura Tradicional Portuguesa e revela-nos o seu riquíssimo conteúdo: provérbios, contos, adágios, anexins, adivinhas, folclore religioso, quadras, obras de romanceiro, teatro popular… Produzidos, revistos e aumentados ao longo dos séculos, estes textos constituem sinais identitários da nossa antiquíssima tradição cultural, que a Aldeia Global não consegue apagar. Recupera-se, assim, a memória de certas práticas e saberes que se perderam com o tempo: perante a adivinha «verde foi o meu nascimento e de luto me vesti, para dar a luz ao mundo, mil tormentos padeci», poucos ou nenhuns responderiam «a azeitona», «porque a luz relegou a candeia de azeite para se transformar num nada tormentoso toque mágico do comutador que fará brilhar a lâmpada elétrica». A leitura desta obra, nascida de uma vasta e minuciosa pesquisa e primorosamente ilustrada, faz-nos redescobrir o importante património da Literatura Tradicional, dando voz ao povo português e à sua identidade.

Sobre o autor: José Viale Moutinho (Funchal, 1945) é poeta, ficcionista e ensaísta. Possui uma vasta obra editada nas áreas do conto, ensaio, poesia, literatura infantil e na recolha de literatura tradicional portuguesa. Foi distinguido com o Grande Prémio de Conto de Camilo Castelo Branco/APE em 2000, com o Pedrón de Honra da Fundación Pedrón de Ouro, de Santiago de Compostela, em 1995, com o Prémio Rosalía de Castro do Pen Clube da Galiza, em 2012, e com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores em 2016.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.