Home / Novidades / Novidade Temas e Debates | Arriscar a Pele, de Nassim Nicholas Taleb

Novidade Temas e Debates | Arriscar a Pele, de Nassim Nicholas Taleb

Título: Arriscar a Pele – Assimetrias Ocultas na Vida Quotidiana
Autor: Nassim Nicholas Taleb
Pág.: 324
Data de Lançamento: 09.11.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Nassim Nicholas Taleb, autor de O Cisne Negro, traz-nos agora o livro Arriscar a Pele, sobre as assimetrias ocultas na vida quotidiana. Este livro ousado, que questiona ideias feitas sobre risco e recompensa, política e religião, finança e responsabilidade social, chegou às livrarias portuguesas a 9 de novembro. Taleb, um moderno iconoclasta, polémico e provocador, filósofo, matemático na sua formação, e com uma escrita avassaladora sobre os fundamentos das decisões individuais e coletivas, traz-nos esta obra exatamente no momento oportuno para questionar o que temos como certo e nos levar a repensar aquilo que julgávamos saber.
«Um filósofo genuíno e importante […]. Alguém que é capaz de nos fazer mudar a maneira de vermos a forma como o mundo está estruturado, pela força, originalidade e veracidade das suas ideias.» John Gray (filósofo), GQ
«Um pensador para os tempos de incerteza […]. Se quiser perceber melhor o populismo, Trump, o Brexit e a reação anti-establishment então Nassim Taleb, apartidário e independente, é quem lhe convém». Josh Glancy, Sunday Times

Sinopse: Cidadãos, artesãos, polícias, pescadores, ativistas políticos e empresários, todos eles arriscam a pele. Burocratas, consultores, executivos de empresas, banqueiros, entre outros, não o fazem. Tudo radica em ter algo a perder e compartilhar os riscos com outrem. Neste seu livro, o mais provocador e pragmático até hoje, Nassim Nicholas Taleb demonstra que arriscar a pele, o pressuposto básico da gestão do risco, se aplica na realidade a todos os aspetos da nossa vida. No seu estilo inimitável, Taleb recorre a múltiplas referências, que vão do gigante Anteu e de Hamurábi a Donald Trump, para criar uma base completa para a compreensão das suas ideias, entre as quais se destacam as seguintes:

  • Para haver justiça social, deve haver simetria e partilha de riscos.
  • São as minorias, e não as maiorias, que dominam o mundo.
  • Pode ser-se um intelectual e, ainda assim, um idiota.
  • Cuidado com as soluções complicadas (que alguém foi pago para arranjar).

Tal como aconteceu com O Cisne Negro em 2007, durante a crise financeira, Arriscar a Pele surge exatamente no momento oportuno para questionar o que temos como certo e nos levar a repensar aquilo que julgávamos saber.

Sobre o autor: Nassim Nicholas Taleb, nascido no Líbano em 1960, dedica a sua vida aos problemas da incerteza, da probabilidade e do conhecimento e tem seguido três carreiras em torno deste tema: a de homem de negócios/trader, a de ensaísta e a de investigador no domínio da filosofia. Embora, de momento, dedique a maior parte do seu tempo a este último domínio, num regime de grande isolamento, é Distinguished Professor da cadeira de Engenharia de Risco no Polytechnic Institute da Universidade de Nova Iorque. O seu principal tema de estudo é «a tomada de decisões num sistema opaco», ou seja, um mapa e um protocolo sobre como deveríamos viver num mundo que não compreendemos. É autor dos bestsellers O Cisne Negro – O Impacte do Altamente Improvável (2007), A Cama de Procusto – Aforismos Filosóficos e Práticos (2010) e Antifrágil – Coisas que beneficiam da desordem (2012), traduzidos em numerosas línguas. De Nassim Nicholas Taleb a Temas e Debates publicou Iludidos pelo Acaso – O Papel Oculto do Acaso na Vida e nos Mercados (ed. atualizada, 2018).


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.