Novidade Contraponto | O Amor É, de Júlio Machado Vaz e Inês Meneses

Título: O Amor É
Autores: Júlio Machado Vaz e Inês Meneses
Pág.: 248
Data de Lançamento: 02.11.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Foi a 2 de novembro que chegou o livro O Amor É, de Júlio Machado Vaz e Inês Meneses. Uma obra que resulta do programa da Antena 1 com o mesmo nome, um dos mais antigos da rádio portuguesa e que está há 15 anos no ar. Júlio Machado Vaz é um psiquiatra de grande prestígio, reconhecido por ter sido o primeiro especialista a abordar de forma clara e consistente temas ligados à sexualidade na comunicação social, em programas míticos, como O Sexo dos Anjos e Sexualidades. A comunicadora Inês Meneses é uma das radialistas de maior notoriedade no país e, além de ser voz da Radar, colabora com meios importantes, como a Antena 1, o Expresso ou a SIC Radical. A obra tem prefácio de Manuel Sobrinho Simões, reconhecido em 2015 como o mais influente patologista do mundo.

Sinopse: O que une Carlos Tê, Jacques Brel, Rui Reininho, Sérgio Godinho, Fausto, Leonard Cohen, Amalia Bautista, Hanif Kureishi, Serge Reggiani e Samuel Úria? Neste livro, canções e poemas de todos eles servem de mote a conversas inéditas – feitas propositadamente para memória futura – entre Júlio Machado Vaz e Inês Meneses, ao estilo do icónico programa de rádio que há dez anos partilham na Antena 1. Neste O Amor É, com o imprescindível suporte da comunicadora Inês Meneses, o médico psiquiatra Júlio Machado Vaz, o grande desconstrutor dos tabus em torno da sexualidade em Portugal, conduz o leitor por temas que a todos nos interessam e apaixonam: as paixões adolescentes, os amores adiados, os eficazes e os impossíveis, o alargamento da adolescência, a nostalgia da paixão, a inversão dos estereótipos culturais, a obsessão pela infância e pela morte, a omnipotência do teclado, as recordações amargas, a culpa judaico-cristã, os homens sós que hoje cozinham, a apologia do engate, a monogamia, as implicações da internet nas relações, as pessoas certas e as pessoas erradas (que por vezes se buscam), as separações e os divórcios, a ligação com os filhos, as compensações, os equilíbrios e as asneiras, a maturidade sexual dos homens, a disfunção erétil, o pecado de ser mulher, a homossexualidade hoje e na Roma Antiga, a coabitação que não garante o amor, a casa própria que não o nega, os lutos das relações passadas, entre muitos outros. Um livro imperdível, sobre muito do que o amor é.

Sobre os autores: Júlio Machado Vaz: Nasceu no Porto, em 1949. Médico psiquiatra, professor universitário e autor de quase vinte livros, colabora há várias décadas com a imprensa, a rádio e a televisão. De entre os livros que publicou, destaca-se Era uma Vez um Professor; na rádio, marcou gerações com O Sexo dos Anjos; e, na televisão, ninguém esquece Sexualidades.
Inês Meneses: Nasceu em Lisboa, em 1971, mas cresceu em Mindelo. Estreou-se em rádio em Vila do Conde, esteve doze anos na TSF e está na Radar há treze. Colabora com a Antena 1 e com o Expresso. Assinou na imprensa a crónica O Sexo e a Cidália durante mais de dez anos. Publicou recentemente o livro Amores Impossíveis.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.