Home / Novidades / Novidade Companhia das Letras | Viva México, de Alexandra Lucas Coelho

Novidade Companhia das Letras | Viva México, de Alexandra Lucas Coelho

Título: Viva México
Autor: Alexandra Lucas Coelho
Pág.: 392
Data de Lançamento: 06.11.2018
Comprar aqui (link afiliado)

A reedição revista deste livro, cuja edição anterior já se encontrava esgotada, tem lugar agora, altura em que a autora estará presente como escritora convidada na Feira do Livro de Guadalajara, e em que serão publicados dois textos seus em revistas literárias mexicanas por ocasião da feira (um excerto de Viva México e um excerto do seu mais recente romance, A Nossa Alegria Chegou). Alexandra Lucas Coelho participa ainda de uma antologia de contos agora traduzidos no México.

Sinopse: Uma viagem, em 2010, da Cidade do México à fronteira mortal de Ciudad Juárez, das montanhas de Chiapas às selvas do Yucatán, em que o poderoso mundo indígena das Américas se cruza com a convulsão do presente. Alexandra Lucas Coelho encontra migrantes clandestinos e crentes na Virgem, sobreviventes dos cartéis e zapatistas, rappers feministas e travestis, operárias e botânicos, arqueólogos e mágicos. Uma travessia transformadora por um país tão arcaico quanto futuro, que entra na pele e comove desde o primeiro dia. Publicado pela primeira vez em 2010, “Viva México” foi finalista do Prémio Portugal Telecom de Literatura (actual Prémio Oceanos).

Sobre a autora: Alexandra Lucas Coelho tem dez livros publicados. O romance de estreia, E a noite roda (2012), ganhou o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores. Deus-dará (2016) foi finalista do mesmo prémio. Vários dos seus livros estão publicados no Brasil, e o segundo romance, O meu amante de domingo (2014), está traduzido em França (Éditions du Seuil). Em 2017, iniciou uma série infanto-juvenil com “Orlando e o rinoceronte”. No Outono de 2018 publicou o seu quarto romance, A Nossa Alegria Chegou. Tem ainda quatro livros de não-ficção, além de Viva México. É cronista semanal da RDP-Antena 1 e do site de notícias SAPO24. Trabalhou trinta anos como jornalista, cobrindo diversas zonas do mundo. Foi correspondente em Jerusalém e no Rio de Janeiro.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.