Home / Novidades / Novidade Assírio & Alvim | Kapuściński – Uma Vida, de Artur Domosławski

Novidade Assírio & Alvim | Kapuściński – Uma Vida, de Artur Domosławski

Título: Kapuściński – Uma Vida
Autor:Artur Domosławski
Pág.: 592
Data de Lançamento: 25.10.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Alguns anos após a morte de Ryszard Kapuściński, Artur Domosławski, também jornalista, lançou-se na complicada tarefa de desentranhar as chaves que rodearam a obra e a vida desse homem famoso que elevara a reportagem à categoria da literatura e que dissecara, como ninguém até então, os mecanismos do poder e o mundo em profunda transformação após a Segunda Guerra Mundial. Em Kapuściński – Uma Vida, que a Assírio & Alvim publicou a 25 de outubro, Domosławski percorre corajosamente os mesmos caminhos que Kapuściński percorreu e investiga, sem falsos pudores mas com grande respeito, as relações deste com o regime comunista polaco, os casos da sua vida privada e, acima de tudo, até que ponto são fiáveis os dados que ele apresenta nas suas obras. Domosławski sabe perfeitamente que enterrar o mito não é a função de um biógrafo. Como jornalista e admirador do mestre biografado, conhece bem a sua tarefa: revelar o homem com todas as suas contradições e transmitir-nos a mensagem que Kapuściński tentou fazer chegar durante a sua vida: que, sem entender o contexto de uma existência, ninguém tem o direito de a julgar. Esta biografia «não autorizada», que causou grande polémica aquando da sua publicação na Polónia, é uma extraordinária aventura para o leitor e, ao mesmo tempo, uma preciosa introdução à obra de Ryszard Kapuściński, «o repórter do século XX».

Sobre o autor: Artur Domosławski (Varsóvia, 1967) é jornalista e autor de vários livros de reportagem. Escreve sobre política internacional para a revista semanal polaca Polityka e para a edição polaca de Le Monde Diplomatique, tendo ainda trabalhado durante duas décadas no jornal diário Gazeta Wyborcza. Vencedor de prémios importantes pelo seu trabalho de repórter e escritor, Domosławski recebeu especial notoriedade pelo livro Kapuściński, Uma Vida, já publicado em diversos países.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.