Home / 5/5 / Opinião: Frida Kahlo – Uma Biografia | María Hesse

Opinião: Frida Kahlo – Uma Biografia | María Hesse

Autores: María Hesse
Título Original:
 Frida Kahlo. Una biografía (2016)
Editora: Suma de Letras
Páginas: 160
ISBN: 9789896656812
Tradutor: Lucília Filipe
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: A vida de Kahlo, desde a sua infância, passando pelo acidente traumático que mudaria sua vida e sua arte, o seu amor complicado por Diego Rivera e a feroz determinação que a levou a tornar-se uma grande artista. Inspirado pelas experiências da icónica pintora mexicana, este livro oferece um belo passeio ilustrado pela vida e obra de Frida Kahlo. Uma obra de arte dentro de uma obra de arte.

Opinião: É seguro afirmar que me apaixonei por Frida Kahlo – Uma Biografia assim que me chegou às mãos. Começando pelo óbvio, esta edição é lindíssima, não só pela riqueza das ilustrações, mas pela forma como, à primeira vista, parecem entrelaçar-se na perfeição com o texto que as acompanha.

Talvez seja importante realçar o facto de que o meu conhecimento prévio acerca da vida e obra da famosa pintora mexicana era muito parco, pelo que a minha opinião sobre este livro reflectirá, necessariamente, a experiência de um primeiro contacto mais profundo. 

A ideia com que fiquei após percorrer estas belas páginas é a de que Frida Kahlo era uma mulher fascinante e sentimental, um espírito livre muito à frente do seu tempo. Penso que a ilustradora espanhola María Hesse conseguiu um equilíbrio perfeito entre a exuberância dos seus desenhos e os eventos da vida da pintora mexicana que deixaram uma marca profunda na forma como pintava e se expressava artisticamente.

Neste livro, as imagens são parte fundamental da história de Frida, porque foi também através das imagens que ela nos deixou pequenas pistas que permitem saber quem verdadeiramente era. Porque, como afirmou, “Pinto-me a mim própria, porque sou quem conheço melhor. Nunca pinto sonhos ou pesadelos. Pinto a minha própria realidade“. E as ilustrações de María Hesse são particularmente fortes, deixando a ideia de uma mulher que viveu de forma intensa no meio das suas contradições, sempre fiel aos próprios sentimentos.

Deste modo, Frida Kahlo – Um Biografia, foi um primeiro contacto marcante com esta personagem fascinante da pintura mundial e que me deixou uma vontade imensa de saber ainda mais sobre a sua vida. Um livro imperdível, disponível a partir de hoje nas livrarias portuguesas.

Classificação: 5/5 – Adorei

http://www.mariahesse.es/frida/


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.