Home / Novidades / Novidade Quetzal | O Século dos Prodígios, de Onésimo Teotónio Almeida

Novidade Quetzal | O Século dos Prodígios, de Onésimo Teotónio Almeida

Título: O Século dos Prodígios
Autor: Onésimo Teotónio Almeida
Pág.: 392
Data de Lançamento: 04.10.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Durante as últimas décadas, como professor em universidades americanas, Onésimo Teotónio Almeida viu-se no papel de historiador da ciência portuguesa – papel para o qual, admite na introdução de O Século dos Prodígios, nem sempre estava tão preparado quanto desejava, mas que foi aprofundando com cuidada análise e recolha de informação. Num momento em que se discute a importância e a natureza dos Descobrimentos, o autor lembra o carácter pioneiro da ciência portuguesa desse período – o nosso século XVI foi, verdadeiramente, um século de prodígios, cheio de inovação, de curiosidades e de especulação. Em O Século dos Prodígios, Onésimo Teotónio Almeida presta especial atenção aos séculos XV e XVI, afastando-se tanto da perspetiva nacionalista (na qual incorrem com frequência os historiadores portugueses), como da indiferença que geralmente marca a historiografia anglo-saxónica – ao ignorar o papel que Portugal teve na história da ciência e do conhecimento. Durante o final da Idade Média foram surgindo em Portugal sinais de um inovador interesse pela natureza e pelo seu conhecimento empírico, liderando um dos grandes momentos de viragem na história da ciência na Europa. Este livro é uma revisitação desses anos de ouro da história portuguesa e a revelação de como, durante o «período da Expansão», surgiu e cresceu um núcleo duro de pensamento e trabalho científico pioneiros, que tornou possíveis as viagens desses séculos – e dos posteriores. Chegou às livrarias a 4 de outubro. A sessão de lançamento decorre a 9 de novembro, às 18:30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. A apresentação estará a cargo de Francisco Contente Domingues.

Sobre o autor: Onésimo Teotónio Almeida nasceu em São Miguel, nos Açores, em 1946. Doutorado em Filosofia pela Brown University, foi diretor de vários departamentos naquela universidade, nomeadamente do Wayland Collegium for Liberal Learning, onde leciona uma cadeira sobre valores e mundividências. Ensina também no Renaissance and Early Modern Studies Program, da mesma universidade. A Quetzal já publicou Despenteando Parágrafos e A Obsessão da Portugalidade.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.