Novidade Objectiva | Eanes e a Democracia, de David Castaño

Título: Eanes e a Democracia
Autor: David Castaño
Pág.: 550
Data de Lançamento: 30.10.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Em 1976, no rescaldo da revolução de Abril e de um conturbado Processo Revolucionário, Ramalho Eanes foi eleito Presidente da República. Portugal dava os primeiros passos na direcção da democracia plena e a instabilidade e incerteza quanto ao futuro político do país sentiam-se a cada movimento dos actores deste importante momento de transição. Os militares continuavam a ocupar um lugar central na vida política, o sistema partidário começava a tomar forma e o país assistia a um conjunto de crises políticas que colocavam em causa os ainda frágeis alicerces do regime democrático. Neste período quente e crítico que decorreu entre 1976 e 1982, Eanes, o primeiro Presidente da República eleito por sufrágio directo e universal, desempenhou um papel fundamental ao contornar os riscos que ameaçavam a consolidação da democracia. Com uma surpreendente mestria narrativa e assinalável clareza e capacidade de síntese, David Castaño acompanha a actuação de Ramalho Eanes nas suas múltiplas vertentes revelando como, paradoxalmente, foi um militar o principal responsável pela subordinação do poder militar ao poder civil, pelo regresso dos militares aos quartéis e pelo sucesso da consolidação democrática.

Sobre o autor: DAVID MOURÃO FERREIRA CASTAÑO nasceu em Lisboa em 1979. Casado, com três filhos, é doutorado em História Moderna e Contemporânea e investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. Ultimamente tem-se dedicado ao estudo da transição e consolidação da democracia em Portugal. Autor de vários livros e de artigos científicos publicados nas mais prestigiadas revistas científicas nacionais e internacionais, tem colaborado em diversos projectos de investigação. Entre os últimos trabalhos publicados destaca-se o livro Mário Soares e a Revolução. Membro do Seminário Permanente de Jovens Cientistas da Academia das Ciências de Lisboa, recebeu em 2005 o Prémio Teixeira de Sampayo.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.